Homenagens tão lindas quanto um tapa na cara

Confesso que treinei meu cachorro para reagir a cantadas de rua. Fiz depois que meu filho começou a ficar com medo de homens que, mesmo quando estou com ele, não conseguem reprimir as frases de baixo calão e os barulhos sexuais direcionados a mim ou começam a seguir a gente. Confesso também que chorei de rir quando três marmanjos escalaram um muro para fugir do meu cachorro que, mesmo preso na coleira, foi bem veemente ao expressar como se sentia após ouvir barulhos de chupão.

por  no Brasil Post

E aí a vida me trouxe uma lição. Como é que Pablo, meu cachorro, reagiria quando alguém se dirigisse a mim e eu estivesse gostando? Aconteceu dia desses, eu gelei de medo, ele se aproximou do cara, cheirou e fez festa. Tirei uma grande lição disso: a diferença entre elogio e ofensa pode ser uma linha fina, mas até cachorro sabe distinguir.

No Dia Internacional da Mulher somos inundadas com essas homenagens tão lindas quanto um tapa na cara. Juro que às vezes penso se é problema de compreensão mesmo ou se é de sacanagem, principalmente no caso do que os jornalistas recebem. São empresas que pagam para fazer campanhas valorizando a mulher embasadas exatamente em todo tipo de preconceito contra a mulher que possa existir. Aliás, importante, já vi assessor tentando explicar isso ao cliente sem nenhum sucesso.

Com ajuda das minhas amigas Tatiana, Sabrina e Aiana reuni os melhores momentos das ˜homenagens˜ do Dia Internacional da Mulher 2015. São afirmações feitas provavelmente por quem jamais teve oportunidade de conviver com mulheres. Não parece, mas são todos reais, eu só omiti os nomes dos envolvidos e deixei o resto intacto. Vamos a eles:

1. Monopólio da multitarefa: não existe nenhum homem que seja pai e profissional.
Mulher de garra: (nome da pessoa) mostra como é ser mãe, empreendedora, (profissão) e ter sucesso.

2. Dona-de-casa perfeita, tão perfeita que é dona-de-casa da empresa.
Três mulheres supervisionam a (nome da empresa): “elas administram a (nome da empresa) com o mesmo carinho que cuidam de seus lares”.

3. Se for incompetente, nada de espaço, respeito e sonho, ouviram?
A competência levou a mulher a conquistar espaços, ganhar respeito e a sonhar mais.

4. Press release feito por alguém que nunca viu jornalista bebendo.
Como o paladar da mulher é mais suave os mais indicados são os vinhos brancos, os tintos menos secos e os espumantes.

5. A pessoa trabalha combatendo criminoso e salvando gente em incêndio, então vamos falar de quê? Esmalte, claro.
No trabalho, (nome) está acostumada a manusear armas e atuar em situações difíceis, como jogos de futebol, roubos de carros, retirada de invasões e controles de distúrbio em geral, além da preparação física rigorosa. (…)
Apesar do ambiente predominantemente masculino e da rotina pesada, (nome) esbanja vaidade. “Não saio de casa sem estar maquiada, com brinco e cabelo arrumado”, disse. “Só não uso esmalte nas unhas porque nosso uniforme inclui luvas”.
No caso de (nome), que hoje atua (função), as unhas vermelhas são marca registrada. “Mas mesmo quando atuava nas ruas, nunca abri mão de estar maquiada durante o trabalho”, disse. “Manter a feminilidade é fundamental”.

6. Se reclamar que só fala de esmalte, vamos falar de novo.
…em homenagem às clientes pelo Dia Internacional da Mulher. Neste sábado e domingo, 7 e 8 de março, a cada R$ 150 em compras as clientes podem desfrutar de um “Nail Café, esmaltando as unhas e tomando um delicioso café.
“A presença da mulher é cada vez mais percebida no mercado de trabalho, mas mesmo com a correria do dia a dia a mulher não dispensa os cuidados com ela mesma. Isso é o que queremos proporcionar às nossas clientes”, explica (pessoa da empresa).

7. Só para confirmar que os dados do IBGE estão certos mesmo.
Mulheres representam 65% na busca por (nome do produto) na internet
Mulheres são a maioria entre os usuários da (nome da empresa) no Brasil
Elas já são maioria. No 0800 da (nome da empresa), por exemplo, mulheres são responsáveis por 90% dos atendimentos telefônicos.

8. Mulher = fitness. E manda isso para jornalista, maioria fitness.
Neste domingo, 8 de março, o (nome da empresa) irá promover o Fitness Day em comemoração ao Dia da Mulher. Será uma manhã, só para convidadas, com aulas de Yoga, Ballet Fitness e Funcional Fight.

9. Quer ver uma mulher feliz? Dá uma coisa absurda para ela enfiar na bolsa.
A grande novidade da (nome da empresa) é o minigrampeador. Quando fechado, ele nem lembra um grampeador tradicional e pode surpreender as mulheres que gostam de carregar tudo dentro da bolsa.

10. Poxa, obrigada mesmo. Linda homenagem.
Dia Internacional das Mulheres: Cuide bem da sua visão! Doenças oculares atingem mais mulheres do que homens.

11. Além da minha capacidade humana de compreensão.
Hoje, a mulher está presente em tudo e essa presença se multiplica a cada sonho alcançado.

12. Muito além da minha capacidade humana de compreensão.
É comum nos dias de hoje conhecermos cada vez mais mulheres que conseguem dar conta de tantas tarefas e possuem diversas funções diárias, e isso é admirável, pois, o sexo não tão frágil assim, se mostra mais ágil e confiante, sendo empreendedora, mãe e ainda realizar atividades diferentes ao mesmo tempo. 

13. Sim, temos um vencedor.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a (nome da empresa) criou peças divertidas e lúdicas em que frutas, legumes e verduras se tornam “mulheres maduras e vitaminadas”.

+ sobre o tema

Sororidade: o valor da aliança entre as mulheres

Sororidade é um pacto social, ético e emocional construído...

Por um feminismo erótico

“Desejo que sejamos capazes de re-erotizar os corpos e...

Além do espelho

Sinopse "Nós temos uma poderosa arma, que é a memória,...

para lembrar

Respect! Garota rouba a cena em apresentação e encarna Aretha Franklin

Era para ser uma simples apresentação de "balé" de três...

Mulheres têm de omitir o gênero para que seus trabalhos sejam aceitos

Pesquisa mostra que programadoras têm projetos rejeitados apenas por...

Casadentro: outro olhar sobre a maternidade

Filme de estreia de cineasta peruana explora as pressões,...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=