Hospital da Mulher só funciona com 50% de sua capacidade

Segundo a direção, apenas metade dos atendimentos que a unidade pode oferecer está sendo realizada. Problema está na carência de profissionais e de recursos financeiros. Concurso público deve ser realizado este ano

Com um ano de funcionamento, o Hospital da Mulher, hoje, está com 50% da capacidade total de atendimento, de acordo com o diretor executivo da unidade saúde, Rogério Menezes. Por exemplo, o hospital possui 165 leitos de internação. Destes, só 75 leitos estão cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender à população. Duas das cinco enfermarias, mesmo equipadas, também não estão funcionando.

 

Entre janeiro e junho de 2013, foram realizados, em média, 1.642 atendimentos ambulatoriais por mês – o que representa 54 pacientes ao dia. Isso se reflete no movimento do hospital. Na tarde ontem, por exemplo, poucas pacientes aguardavam atendimento na recepção do ambulatório. O mesmo era observado nos corredores da unidade.

 

A situação é fruto, segundo a direção, da carência de profissionais e de recursos financeiros para fazer o hospital funcionar a todo vapor. No total, são 96 médicos trabalhando na unidade. Porém, levantamento feito pela direção constata a necessidade de 190 profissionais. “Temos um cardiologista, quando deveria ter, pelo menos, quatro ou cinco (profissionais) para o ambulatório. Estamos funcionando muito aquém da necessidade”, reconhece Rogério Menezes.

 

A Prefeitura de Fortaleza informa que a atual gestão recebeu o hospital sem orçamento garantido para 2013. Após negociações com o Ministério da Saúde, foi garantida, recentemente, uma verba de R$ 2 milhões/mês.

 

Além disso, a expectativa da direção do hospital é aumentar o número de atendimentos até próximo ano, após a realização de um concurso público prometido pelo prefeito Roberto Cláudio ainda para este semestre.

 

Atendimento

 

O Hospital da Mulher não possui serviço de emergência. Todas as consultas são previamente agendadas e as pacientes encaminhadas de outros hospitais ou dos postos de saúde. A autônoma Maria Valéria Gomes, 42, deu nota oito para o hospital. “O atendimento foi bom”, afirma.

 

Já a aposentada Maria Zuleide Gomes, 78, enfrentou mais dificuldades. Ela demorou quase 20 dias para conseguir fazer uma cirurgia de trauma. A direção do hospital explicou que o problema ocorrido com dona Zuleide foi pontual e garante que as cirurgias são realizadas com menos tempo de espera.

Serviço

Hospital da Mulher

Endereço: Avenida Lineu Machado, 155, Jóquei Clube

Telefone: (85) 3105 2229 e 3233 3854 / 3954

Números

 

A Média de procedimentos realizados por mês no Hospital da Mulher, entre janeiro e junho de 2013, é a seguinte: 1.642 consultas ambulatoriais;

 

2.123 exames laboratoriais;

1.235 exames de imagem;

70 cirurgias.

 

Já atendem, no Hospital da Mulher, as especialidades: ginecologia, ortopedia, mastologia, endocrinologia, cardiologia, neurologia, obstetrícia, nutrição, reumatologia, proctologia, psicologia e dermatologia. Ainda faltam profissionais para atender nas áreas de urologia e uroginecologia.

Além disso, há o Centro de Imagens, que realiza exames de tomografia, ultrassonografia, raio-x (simples e contrastado), mamografia, ecocardiograma e eletrocardiograma.

 

Estão em fase de implantação os exames de densitometria óssea e ergometria. Ainda faltam equipamentos para realizar eletroneuromiografia, eletroencefalograma, holter, mapa e eletroencefalograma.

 

O Centro de Terapias integrativas oferece serviços de fisioterapia, massoterapia, hidroterapia, reik, shiatsu e terapia ocupacional.

Multimídia

O aniversário de um ano do Hospital da Mulher é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO.

 

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas. Na rádio Globo/O POVO (AM 1010), o tema será discutido no programa Manhã do POVO, às 10 horas.

 

Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (Net).

 

Fonte: O Povo

 

 

 

+ sobre o tema

Outubro Rosa para todas, acesso desigual entre mulheres negras e brancas aos exames de mama.

Por Emanuelle Goes* Outubro Rosa, mês de mobilização...

Gays são agredidos no centro de São Paulo

Dois gays, de 35 e 23 anos, foram agredidos...

Carta de Brasilia: Compromisso com o processo de construção da marcha das mulheres negras brasileiras

Nós, mulheres negras brasileiras pertencentes a diversas organizações...

para lembrar

spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=