Tributo à Sebastiana Arruda

Cultne presta homenagem a Dra. Sebastiana Arruda com imagens de Ras Adauto e Filó Filho fotos de Marcos Romão, Ierê Ferreira, Zezinho Andrade e Luis Mendes e reportagens de Vik Birkbeck e Carlos Medeiros.

Sebastiana Arruda, filha de Manoel Arruda da Costa e Eliza da Silva Costa, que sempre lutou contra a discriminação racial em nosso estado, partindo do princípio que a sociedade tem que valorizar e dar visibilidade a mulher negra. Foi Procuradora Federal, Conselheira Benemérita do Comdedine, Conselheira de Honra do Cedine e Conselheira Benemérita do Renascença Clube.

Sua formação religiosa era católica-apostólica-romana, tendo sido membro da irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. Fundada em 1640, a irmandade foi formada pelos escravos para garantir seus direitos social e religioso aos negros e pardos do Rio de Janeiro.
A Família Arruda tem sua vida toda ligada ao Renascença desde a fundação do clube. Sebastiana Arruda sempre recebeu no Rena, parentes e amigos para comemorar seu aniversário regado com quitutes afro-brasileiros. 

Ao longo de sua vida, participou de diversas atividades, entre elas a fundação do Clube Renascença, localizado no Andaraí no Rio de Janeiro, tendo sido sua diretora sócio-cultural em 1957, onde realizou o primeiro desfile de mulheres negras chamado modelitos negros na Casa do Estudante do Brasil. Em 1966, participou do pleito eleitoral como a primeira mulher negra indicada pelo ex-prefeito jânio Quadros .

Em 1979, recebeu a homenagem oficial pelo presidente da República do Senegal, Léopold Sédar Senghor por prestação de serviços a comunidade negra internacional.
Em 1987, tornou-se membro da coordenação do Centenário da Abolição da Escravidão pelo Ministério da Cultura.

Em 2004, a vereadora Jurema Batista lhe concebeu a Medalha Pedro Ernesto em sessão na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

Fica registrado no Acervo Cultne, a memória a esta guerreira que deixa o seu legado como referência as novas gerações.

Fonte: Cultne

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=