I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana em Londrina

I OFICINA DE DIREITO SACERDOTAL DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA EM LONDRINA/RODA DE CAPOEIRA SOLIDÁRIA/APRESENTAÇÃO DE SAMBA DE RODA


A Associação de Ogãs de Londrina e Região realiza a I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana no dia 29 de abril (sexta-feira) no Anfiteatro do Centro de Assistência Socia, localizado na Avenida  JK, 2896.

EVENTOS PARALELOS

CAPOEIRA

No sábado (30) haverá uma roda de capoeira solidária no Ca Londrina que visa ajudar o mestre de capoeira “Toisinho” que está com uma deficiência física grave que o impede de trabalhar e de exercer suas atividades na capoeira. O mestre está com inúmeras necessidades, principalmente de alimentação. Desta forma a Associação de Ogãs pretende reunir mais de 20 rodas de capoeira no centro da cidade para arrecadar alimentos para o mestre que teve um papel importante na capoeira do Estado. O encontro será as 10h no calçadão.

APRESENTAÇÃO SAMBA DE RODA

No período da tarde do dia 30 às 17 é hora da finalização da Oficina Toque de Tambores da Associação de Ogãs, que terá uma apresentação de Samba de Roda na sede da Associação, localizada na Av. Uruguai, esq com Rua Venezuela, 1656.

O EVENTO

A cidade de Londrina e região tem aproximadamente 450 terreiros de candomblé e umbanda. O evento tem como propósito trazer a essa comunidade informações de quais são seus direitos e seus deveres. O evento não é fechado apenas para a comunidade de terreiro e sim para toda sociedade, além da presença de autoridades.

Será  tratado temas como a legalização de um templo religioso, imunidade tributária do templo (IPTU, etc.), direitos e prerrogativas do sacerdócio, casamento religioso, culto e cerimônias, legislação sobre abate religioso de animais, noções de direito ambiental, precauções no recolhimento de pessoas, conforme determina a religião.

A Associação de Ogãs de Londrina e região é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 02 de feverero de 2009, localizada na VILA BRASIL – rua Uruguai/ esquina com Venezuela, nº 1656 . Atua com enfoque na preservação dos valores da religião de matriz africana, com ações em prol da comunidade de terreiro  buscando orientar os  babalorixás e yalorixás com relação a legalidade do funcionamento das casas. Integra o Fórum de Religiões de Matriz Africana do Paraná e faz parte do Centro de Tradições Afro-brasileira –  CETRAB, entidade presente em 21 Estados e nos países Alemanhã, Uruguai, Argentina, Chile, Portugal e Argentina.

A Associação tem acompanhado as situações de preconceito que estão sujeitos os adeptos da religião. São inúmeros casos que ocorrem como desrespeito aos cultos, intolerância por parte de pessoas que desconhecem a religião, situações em escolas, entre outras. O ano de 2011 foi definido em assembleia das Nações Unidas – ONU, como ano da afrodescendência, vários países do mundo tem promovido ações em diferentes esferas, econômica, trabalho, religião, cultura pra que haja maior visibilidade e valorização da população negra, fazendo a promoção da igualdade racial e o combate do racismo. Esse evento tem como foco estar alinhado a proposta da ONU de promover o respeito à religião de matriz africana.

Com esse propósito entendemos que as necessidade de trabalhar as informações de direitos e deveres do povo de terreiro não devem se limitar apenas à comunidade do próprio terreiro, mas se estender à toda sociedade. Assim buscamos que todos conheçam e respeitem as religiões de matriz africana.

LINK DE INSCRIÇÃO

https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dEZfekxDZEljVXpsejh5SjNmbmc5UVE6MQ

I OFICINA DE DIREITOS SACERDOTAIS

DIA 29 DE ABRIL DE 2011.

Local: ANFITEATRO DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

AVENIDA JK, 2896

19:00  – APRESENTAÇÃO CULTURAL – LOUVAÇÃO AOS ORIXÁS

APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

“ATÉ OSALÁ VAI A GUERRA”

CARLOS PRONZATO E STEFANO BARBI CINTI

OFICINA – DIREITOS SACERDOTAIS E RECONHECIMENTO DE

ENTIDADES RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA E AFRO-BRASILEIRAS.

AJEUM

REALIZAÇÃO:

ASSOCIAÇÃO DE OGÃS DE LONDRINA E REGIÃO

E INSTITUTO CIDADANIA

CETRAB PARANÁ

INFORMAÇÕES

ASSSESSORIA DE IMPRENSA: ELI ANTONELLI 41 8426-5545 [email protected]

+ sobre o tema

Um em cada três adultos no mundo têm pressão alta, indica OMS

No Brasil, 39,4% dos homens com mais de 25...

Pernambuco lembra o Dia Mundial da Doença Falciforme

  O Dia Mundial da Doença Falciforme, comemorado hoje está...

Sonia Leite – Parte uma grande Guerreira !

Sentirei sua falta minha querida Sônia Leite.Voce sempre será...

para lembrar

Cearense no comando nacional da Cufa

Em solenidade no Theatro José de Alencar, o rapper...

Entrevista da Ministra Luiza Bairros ao jornal Fêmea

Assista e divulgue o vídeo com a entrevista da...

INTRODUÇÃO À MITOLOGIA AFRICANA

O que é mitologia...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=