sábado, fevereiro 4, 2023
InícioSem categoriaO que é anemia falciforme

O que é anemia falciforme

Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. São parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada. Elas se rompem mais facilmente, causando anemia. 

A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. De acordo com informações do Ministério da Saúde, no Brasil, representam cerca de 8% dos negros. Por conta da miscigenação histórica ocorrida no País, a doença pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.

A doença é muito comum na nossa população, com alto índice de adoecimento e morte. As crises dolorosas são muito intensas e só cessam depois de instalado balão de morfina. O doente deve estar sempre sob cuidados médicos. Uma das medidas é checar o calendário de vacinas, devido ao alto risco de infecções.

Principais sintomas da doença

A intenção é orientar agentes de saúde para melhor agir com doentes falciformes. Os sintomas mais comuns são relatados, resumidamente, a seguir:

Crise de dor: é o sintoma mais frequente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice.

Icterícia (cor amarela nos olhos e pele): é o sinal mais frequente da doença. O quadro não é contagioso e não deve ser confundido com hepatite.

Síndrome mão-pé: nas crianças pequenas as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor e vermelhidão no local.

Infecções: as pessoas com doença falciforme têm maior propensão a infecções. Por isso, elas devem receber vacinas especiais para prevenir estas complicações.

Úlcera (ferida) de Perna: ocorre mais frequentemente próximo aos tornozelos, a partir da adolescência. As úlceras podem levar anos para a cicatrização completa.

Sequestro do Sangue no Baço: o baço é o órgão que filtra o sangue. O baço pode aumentar rapidamente por sequestrar todo o sangue e isso pode levar à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. 

(Fonte: Ministério da Saúde)

Disk associação

Para saber mais sobre o projeto de instituir uma associação para apoio aos familiares e doentes que sofrem com a anemia falciforme, ligar para Sueli Cantarim, que é membro da Associação Falciforme Paranaense (Afalp), com sede em Curitiba.

Os telefones da Sueli são: (44) 3028-2666 ou (44) 9832-4171.

Fonte: O Diário

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench