Será realizado amanhã (20), às 9h, na sede do MP em Nazaré, o ‘I Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras: Práticas e Experiências Contra o Racismo e o Sexismo’. O evento marca a passagem do “Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Latino Caribenha”, chamado no Brasil de “Julho das Pretas”. Promovido pelo Ministério Público estadual, o evento tem como objetivo debater e propor soluções para os principais problemas enfrentados pelas mulheres negras na Bahia.
Enviado para o Portal Geledés
Nos últimos 10 anos da Lei Maria da Penha, houve um aumento de 54 % no número de homicídios praticados contra mulheres negras e, por outro lado, uma redução de 9,8% nos homicídios contra mulheres brancas, conforme dados do Mapa da Violência da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, segundo afirmou a promotora de Justiça Márcia Teixeira.
O evento irá abordar assuntos como ‘Escrevivência Negra como Difusão da Intelectualidade Afro-Brasileira’, ‘Emergências na Educação Afro-Brasileira e Antipatriarcal’, ‘Narrativas e Violências Patriarcais na Diáspora Negra’ e ‘Estado e Movimento Negro Feminista: Ocupação dos Espaços Hegemônicos’. Ao final do encontro, o CAODH deverá elaborar uma agenda de possíveis intervenções nas áreas de atribuição do Ministério Público ligadas à defesa dos direitos das mulheres negras.
Mais informações: http://infomail.
O que:‘I Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras: Práticas e Experiências Contra o Racismo e o Sexismo’.
Quando: Amanhã (20), às 9h.
Onde: Na sede do MP em Nazaré.
Sugerimos entrevista com a promotora de Justiça e Coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem) Lívia Sant’Anna.
Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502