Violência contra mulher negra é tema de debate

Com o objetivo de debater e propor soluções para os principais problemas enfrentados pelas mulheres negras na Bahia, o Ministério Público estadual (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem), programou para quarta-feira, 20, às 9h30, na sede da instituição, em Nazaré, o I Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras: Práticas e Experiências Contra o Racismo e o Sexismo.

Do A Tarde 

De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh), promotora de justiça Márcia Teixeira, a importância do evento pode ser medida em números.

“Nos últimos 10 anos da Lei Maria da Penha houve um aumento de 54% no número de homicídios praticados contra mulheres negras e, por outro lado, uma redução de 9,8% nos homicídios contra mulheres brancas, conforme dados do Mapa da Violência da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais”, salientou a promotora de justiça.

Seminário

O evento marca a passagem do Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Latino-Caribenha, chamado no Brasil de Julho das Pretas.

Segundo a promotora Márcia Teixeira, o movimento de Mulheres Negras estabeleceu uma agenda comum de ações, dentre as quais se inclui o seminário realizado pelo Gedem.

O evento irá abordar assuntos como Escrevivência Negra como Difusão da Intelectualidade Afro-Brasileira; Emergências na Educação Afro-Brasileira e Antipatriarcal; Narrativas e Violências Patriarcais na Diáspora Negra; e Estado e Movimento Negro Feminista: Ocupação dos Espaços Hegemônicos.

Ao final do encontro, o Caodh deverá elaborar uma agenda de possíveis intervenções nas áreas de atribuição do MP-BA ligadas à defesa dos direitos das mulheres negras.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Na época do Brasil colonial, lei permitia que marido assassinasse a própria mulher

Jorge Amado abre o clássico Gabriela, Cravo e Canela...

‘Águas da Cabaça’ é o novo livro de Elizandra Souza

Projeto literário envolve sete mulheres negras por Jessica Balbino "Águas da...

Congresso cria órgão para combater violência contra as mulheres

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), protocolou nesta...

A filosofia da arte e o valor terapêutico de cuidar do bonsai

PODE AJUDAR A EXERCITAR A PACIÊNCIA NESTE MUNDO DE...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...
-+=