Violência contra mulher negra é tema de debate

Com o objetivo de debater e propor soluções para os principais problemas enfrentados pelas mulheres negras na Bahia, o Ministério Público estadual (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem), programou para quarta-feira, 20, às 9h30, na sede da instituição, em Nazaré, o I Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras: Práticas e Experiências Contra o Racismo e o Sexismo.

Do A Tarde 

De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh), promotora de justiça Márcia Teixeira, a importância do evento pode ser medida em números.

“Nos últimos 10 anos da Lei Maria da Penha houve um aumento de 54% no número de homicídios praticados contra mulheres negras e, por outro lado, uma redução de 9,8% nos homicídios contra mulheres brancas, conforme dados do Mapa da Violência da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais”, salientou a promotora de justiça.

Seminário

O evento marca a passagem do Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Latino-Caribenha, chamado no Brasil de Julho das Pretas.

Segundo a promotora Márcia Teixeira, o movimento de Mulheres Negras estabeleceu uma agenda comum de ações, dentre as quais se inclui o seminário realizado pelo Gedem.

O evento irá abordar assuntos como Escrevivência Negra como Difusão da Intelectualidade Afro-Brasileira; Emergências na Educação Afro-Brasileira e Antipatriarcal; Narrativas e Violências Patriarcais na Diáspora Negra; e Estado e Movimento Negro Feminista: Ocupação dos Espaços Hegemônicos.

Ao final do encontro, o Caodh deverá elaborar uma agenda de possíveis intervenções nas áreas de atribuição do MP-BA ligadas à defesa dos direitos das mulheres negras.

+ sobre o tema

Noiva dispensa maquiagem no dia do seu casamento

Quem sabe o que faz um casamento perfeito são...

Homenagem ás quituteiras da feira das Yabás

As quituteiras de Oswaldo Cruz, Zona Norte, montam todo...

Em vigor há duas décadas, lei do assédio ainda não protege a mulher

O olhar indiscreto, o convite insistente, o gesto inconveniente,...

para lembrar

A jornada contra o racismo de uma mulher negra nascida na elite da Bahia

Nasci em Salvador, na Bahia, tenho 34 anos e...

Tributo à Professora Eunice Prudente

“… há caminhos, dentro das sutilezas do imaginário, nos...

Pós-Durban, por Sueli Carneiro

O Alto Comissionado das Nações Unidas para os Direitos...

Marina Ganzarolli: “Queria eu que o Judiciário valorizasse a palavra da vítima”

Advogada que trabalha com mulheres vítimas de violência afirma...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=