Ibope nas eleições: SP e RS perto de segundo turno; BA, RJ e MG longe disso

A poucos dias das eleições, a mais recente pesquisa Ibope dá o panorama da situação nos principais estados do país. Em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) segue na frente e venceria em primeiro turno, com 48% das intenções de voto. O segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT), no entanto, subiu para 26%. Celso Russomano (PP) tem 8% do eleitorado. A chance de segundo turno, antes remota, começa a ser cogitada na eleição paulista.

Já o Rio de Janeiro aonta para decisão em primeiro turno com mais folga. O governador Sérgio Cabral (PMDB) tem 59% das intenções de voto na tentativa de reeleição. Fernando Gabeira, do PV, é o segundo colocado, com apenas 16% do eleitorado.

A pesquisa na Bahia também mostra um cenário de reeleição com tranquilidade. Jaques Wagner (PT) aparece com 52% das intenções de voto. Os principais adversários estão empatados com 15%: Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM).

Em Minas Gerais, segundo a pesquisa, Antonio Anastasia (PSDB) ampliou a vantagem sobre o ex-ministro Hélio Costa (PMDB). O tucano tem 46% das intenções de voto contra 33% do principal adversário. Em números válidos, Anastasia venceria a disputa no primeiro turno.

A chance de segundo turno no Rio Grande do Sul aumentou. Tarso Genro (PT) segue à frente, com 44% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) tem 26% e a atual governadora, Yeda Crusius (PSDB), fica em terceiro lugar, com 17%.

A margem de erro da pesquisa em SP, RJ e MG é de dois pontos para cima ou para baixo. A margem é de três pontos para cima ou para baixo nas pesquisas de RS e BA.

 

Fonte: Carta Capital

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...