27/09 – Vox Populi/Band/iG: Dilma segue com 49% das intenções de voto, apontadas no tracking anterior, mas venceria no 1º turno; Serra mantém os 24%

Marina mantém crescimento e chega a 13%

 

Na reta final da campanha, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, alcançou, pela primeira vez desde o início do mês, 13% das intenções de voto no tracking Vox Populi/Band/iG divulgado nesta segunda-feira. O resultado confirma o movimento ascendente da candidata verde desde a semana passada, quando ela ultrapassou a marca de dois dígitos das preferências na medição (um dia antes, Marina tinha 12%).

Dilma Rousseff (PT), com 49%, e José Serra (PSDB), com 24%, mantiveram os índices apurados no dia anterior. Foi o segundo dia seguido que a candidata petista ficou abaixo dos 50% das preferências. Mesmo assim, ela venceria a disputa logo no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Segundo o tracking, a queda nas intenções de voto para a ex-ministra da Casa Civil foi mais acentuada no Sudeste, onde ela conta hoje com 42% das preferências – eram 47% há menos de dez dias. Ao mesmo tempo, Marina saiu de 11% das intenções de voto no Sudeste e hoje tem 17%. Marina também chega a 17% das preferências entre eleitores do Norte e Centro Oeste.

A melhor avaliação de Dilma ainda é no Nordeste, onde a petista conta com 66% das preferências. O índice, no entanto, já foi de 73% (no último dia 11) na região.

O melhor cenário para o candidato tucano é no Sul, onde ele tem 30% das intenções de voto. Já no Nordeste, Serra tem 17% – seu pior desempenho entre as regiões.

De acordo com o tracking, 10% dos eleitores ainda não sabem ou não responderam em quem pretendem votar no próximo dia 3. Brancos e nulos somam 3%.

A cada dia, o Instituto Vox Populi realiza 500 novas entrevistas presenciais em todas as regiões do País, numa amostra consolidada com 2000 pessoas. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº 27.428/10.

Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado, Dilma tem a dianteira, com 42% das citações, seguida por Serra (21%), Marina (10%) e o presidente Lula, que ainda é citado por 2% dos eleitores. Nessa pesquisa o índice de eleitores indecisos chega a 20%.

27-09-traking

+ sobre o tema

Contas públicas são disfuncionais porque há muita pobreza e privilegiados

No pronunciamento aos queridos brasileiros e às queridas brasileiras,...

PEC contra aborto isola Brasil na América do Sul

Com a aprovação, na quarta-feira, pela Comissão de Constituição...

População em favelas cresce 43,5% em 12 anos; desigualdade esteve na pauta do G20

Se todas as favelas brasileiras formassem um estado, ele...

Salário mínimo, PIS/Pasep, militares, IR e BPC: governo detalha pacote fiscal

O governo detalhou as medidas do pacote fiscal que...

para lembrar

Para psicóloga americana, impotentes e frustrados são os mais agressivos na internet

Impotência, frustração e uma necessidade de se impor sobre...

Pesquisa FGV: efeito econômico do coronavírus atinge mais da metade das famílias

A crise econômica da Covid-19, atrelada à instabilidade política,...

Plataforma Cairo + 25 Brasil

fonte: REBRAPD Encontro Regional Sudeste, São Paulo, 5 e 6...

Serra, Alckmin e a história recente da fantástica democracia tucana

por Renato Rovai É fantástico como o PSDB exerce...

Mapa da Desigualdade de São Paulo: quem mora na periferia vive 24 anos a menos do que morador de bairro nobre

Quem mora na periferia de São Paulo vive em média 24 anos a menos do que o morador de um bairro nobre da capital...

Ideologia de morte e violência incentivada por PM é o fim da educação

As imagens de estudantes repetindo cantos de morte e violência que circularam nas redes são aterradoras e demostram que a ideologia de muitos colégios militares têm...

Brasil gasta com pobres, mas não investe neles

Uma ironia das políticas públicas brasileiras está no contraste entre aquilo que gastamos com os pobres e o que efetivamente se investe neles. O...
-+=