segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasID_BR promove Fórum e Prêmio 'Sim à Igualdade Racial' no dia 10...

ID_BR promove Fórum e Prêmio ‘Sim à Igualdade Racial’ no dia 10 de outubro

Prêmio vai reconhecer os principais nomes e iniciativos em prol da igualdade racial no Brasil, enquanto Fórum pretende discutir empregabilidade negra
Multishow exibe a premiação na TV a partir das 17h

O Instituto Identidades do Brasil promove no próximo dia 10 de outubro, a partir das 10h, o Fórum e o Prêmio “SEnviim à Igualdade Racial”. Organizado anualmente pelo Instituto, o primeiro tem o objetivo de discutir a empregabilidade negra, criando debates, apresentando tendências e trajetórias profissionais para inspirar soluções. Já a premiação busca reconhecer os principais nomes e instituições que atuam em prol da igualdade racial no Brasil. Os dois eventos terão formato virtual e serão exibidos em sequência na página do ID_BR no Facebook. O Prêmio “Sim à Igualdade Racial” também terá exibição no Multishow, a partir das 17h.

“Estamos unindo o Prêmio e o Fórum pela primeira vez na história do ID_BR, pois entendemos que seria uma grande oportunidade de desenvolver ações em formatos diferentes para conscientizar e engajar ainda mais organizações e sociedade em prol da igualdade racial. O Prêmio é uma forma de homenagearmos os agentes dessa mudança no Brasil, que são exemplos de engajamento, comprometimento e influência na causa. Já o Fórum é uma oportunidade de discutirmos mais a fundo as questões raciais dentro do mercado de trabalho divulgando vagas de emprego, programas e posicionamentos corporativos relativos à promoção da igualdade racial, aproximando empresas que intencionalmente querem atrair este público por entender que sem ele não conseguirão avançar em um país de maioria negra. Serão, no total, oito horas de conteúdo. E toda e qualquer pessoa poderá ter acesso aos dois eventos através dos nossos canais digitais”, afirma Luana Génot, Diretora-Executiva do ID_BR.

Para aproveitar o ineditismo, o ID_BR, em parceria com a agência Ogilvy, inspirado no conceito desenhado por Elísio Lopes Jr., optou por criar uma mesma narrativa para os dois eventos, inspirada no movimento Griô, tradição oral de diversos povos africanos, que é a transmissão de vivências e saberes culturais de uma comunidade. Através dos chamados contadores de história, a ideia é mostrar da tradição à contemporaneidade, se apoiando em saberes e conectividade, em um formato dinâmico e divertido para comunicar diretamente aos jovens e marcas empregadoras. O Fórum será transmitido do estúdio OtaLab, enquanto o Prêmio do Teatro Riachuelo, e ambos os cenários vestirão o afrofuturismo para dialogar com a tradição e sabedoria Griô, no Prêmio representados por Antônio Pitanga e Isabel Fillardis, em performances artísticas, e com depoimentos de Helena Theodoro e Zulu AraújoA captação e edição de imagens do Prêmio ficará por conta do Multishow, já a edição do Fórum será realizada pela Play 9, empresa de conteúdo digital comandada pelo influenciador Felipe Neto e pelo jornalista João Pedro Paes Leme. 

 

Fórum “Sim à Igualdade Racial”

Com foco em profissionais negros e marcas que dialogam com a causa racial, o Fórum também poderá ser acompanhado pelo Facebook do ID_BR, a partir das 10h, e será dividido em três atividades:

– Painéis de Debates: rodas de conversas, com tempo médio de 40 minutos por painel, que abordarão diversas temáticas, como a saúde da população negra em tempos de pandemia, liderança responsável, saúde financeira da mulher negra, entre outros. 

– Oráculos: exposição de ideias, performances e palestras com o objetivo de inspirar e mostrar possíveis caminhos sobre como construir uma história de sucesso.

– Trampa Comigo: ação em parceria com a 99 Jobs em que empresas parceiras e patrocinadores mostram para profissionais negros os benefícios de se trabalhar nas instituições. É uma inversão do que geralmente acontece nos processos de seleção: no Fórum quem define onde quer trabalhar é o candidato e os interessados poderão se inscrever para as vagas via QRCode.

Com apresentação de Ícaro Silva e Dandara Mariana, durante a transmissão do Fórum, o público ainda poderá assistir pocket shows com Késia Estácio, Rico Dalasam e da Banda Black Pantera. O evento conta com direção artística de Shirlene Paixão e orientação de direção de Dani Gleiser. 

O Fórum conta com o patrocínio de Bradesco, Itaú e Renner, como cotistas prata, Ambev, BMS, DSM, EF, Ifood, O Boticário, P&G e Suzano, como cotistas bronze, e o apoio da BMW Foundation Herbert Quandt e do Consulado Americano.

 

Prêmio “Sim à Igualdade Racial”

O Prêmio é uma celebração da arte negra. Apresentado por Lellê e Ludmilla, o evento conta com O Boticário como cotista premium e será exibido a partir das 17h, no Facebook do ID_BR e na TV, pelo Multishow, intercalando momentos gravados no Teatro Riachuelo e outros produzidos remotamente. O teatro e a dança negra estarão em cena, a música fica a cargo de convidados especiais em performances exclusivas, entre eles Iza, Martnália, Margareth Menezes, Rosa Maria Calling, entre outros. O espetáculo contará ainda com uma roda virtual de convidados entre eles Thelminha Assis, Babu Santana, Flávia Oliveira, Rodrigo França, Mc Sophia, Luís Miranda, entre outras personalidades negras. A direção musical é de Zé Ricardo, o  roteiro final e a direção artística de Elísio Lopes Jr.

Com 11 categorias divididas entre os pilares de educação, empregabilidade e cultura, a premiação reconhece pessoas, empresas e organizações que são agentes da mudança na questão da igualdade racial. As indicações aconteceram nos meses de janeiro e fevereiro de 2020 e o Instituto recebeu mais de 16 mil nomes e projetos, mas, o Prêmio, que aconteceria presencialmente no mês de maio, precisou ser adiado por conta da pandemia. 

Os vencedores serão escolhidos por um conselho julgador formado por nomes como o advogado Silvio Almeida, a jornalista Flávia Oliveira, o chef João Diamante, a publicitária Samantha Almeida, o apresentador Luciano Huck, a VP de marketing da Pepsico Daniela Cachich, as atrizes Regina Casé e Patrícia Pillar, entre outros. Os ganhadores receberão em casa suas estatuetas, que levam a obra “Mad World”, de Vik Muniz. 

Além de O Boticário, o Prêmio “Sim à Igualdade Racial” tem como parceiros a Oreo e Pepsico, com a cota ouro; Coca-cola, Citi e Suzano com a prata; Aegea, BMS, Cisa Trading, EGCN, Extra/Instituto GPA, Farm, iFood, Ipiranga, Metrô, Ogilvy, Takeda, Ambev e Unisuam, com a bronze. 

Para obter mais informações sobre os dois eventos, assim como perfil completo dos indicados e agenda de palestras e debates, acesse: http://simaigualdaderacial.com.br/site/

 

Sobre o ID_BR

O Instituto Identidades do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e tem como missão a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da campanha “Sim à Igualdade Racial”, o ID_BR desenvolve ações nos pilares de empregabilidade, educação e engajamento em diferentes formatos para conscientizar organizações e a sociedade, buscando reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objetivo dez da agenda 2030, da ONU, que reúne as 17 metas de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos. 

 

Sobre Multishow

O Multishow tem a diversão como sua essência e leva ao assinante o melhor do entretenimento, com muito humor, música e viagem. São diferentes formatos de conteúdo, que vão desde transmissões ao vivo dos maiores festivais do mundo até programas protagonizados pelos maiores humoristas e músicos do país. Desde 2009 está entre os 10 canais mais assistidos do horário nobre da TV por assinatura. O Multishow ultrapassa os limites da televisão e produz também conteúdo exclusivo para a web. Vídeos, reportagens sobre a programação e transmissões fazem parte de seu site e suas redes sociais.

 

Sobre a Play9 

A Play9 é um estúdio de conteúdo especializado na criação e desenvolvimento de formatos e projetos digitais e audiovisuais, que tem como sócios Felipe Neto, João Pedro Paes Leme e Marcus Vinícius Freire. A empresa é composta por funcionários jovens, que respiram estratégias para impulsionar os canais dos clientes no ambiente digital e criar produtos e formatos disruptivos. Foi o caso do Show da Black Friday, um dos marcos da Play9 em parceria com o Google e a Dia Estúdio, que reuniu seis marcas em um evento de 5h30 no Youtube Space, que contou com mais de meio milhão de espectadores únicos.

“A Play9 nasceu com o sonho de ser relevante na comunicação digital do Brasil. É um propósito super legítimo porque sabemos que as experiências passadas dos sócios e da equipe nos permitem hoje. Vejo a empresa viva e pulsante e com a coragem de mudar e arriscar sempre que necessário”, afirma João Pedro Paes Leme, Sócio cofundador e gestor criativo da Play9. 

Atualmente, seu portfólio traz nomes de peso de diversas áreas, como entretenimento (Felipe Neto, Giovanna Ewbank, Fátima Bernardes, Jonathan Azevedo, Rafa Kalimann, Otaviano Costa, Bruno Correa e Bruna Gomes, além do Canal IN com Gabi de Pretas), esportes (Marta e Vinícius Júnior), Educação (Professor Noslen) e política (Gabriela Prioli). Recentemente, a empresa também lançou o seu hub de diversidade, o Nós, coordenado por Eduarda Vieira. 

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench