Idosos LGBTQIA+ são tema de exposição no Rio de Janeiro

Mostra Cidade 60+ está em cartaz no Museu da República

A trajetória de idosos da população LGBTQIA+ e a intolerância que enfrentam são o tema da exposição Cidade 60+, em cartaz no Museu da República até 16 de julho.

A mostra conta com apresentação da websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que apresenta, por meio de depoimento, a trajetória de idosos LGBTQIA+ no Brasil e suas histórias marcadas pela resistência política e social.

A exposição conta com diversos vídeos, jogos, experimentos, intervenções artísticas e depoimentos de pessoas 60+ e de especialistas que atuam por uma sociedade mais inclusiva.  

Claudia Ferreira é uma das fotógrafas da mostra. Ela registra ações de movimentos sociais desde os anos 90, e fala sobre a evolução desses recortes através dos tempos.

“A primeira exposição LGBT que eu fotografei aqui no Rio era a Marcha pela Cidadania, tinha nem esse nome, né. Depois ela vem, Marcha Gay, Parada Gay, vira GLBT, depois vira LGBT, depois vira LGBTQIA+. Enfim, são conquistas né”.

A Exposição Cidade 60+ faz parte de uma plataforma de conteúdos e experiências sobre temas como saúde, preconceito e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos.

Denise Taynah Santos França, secretária Executiva do Conselho Estadual LGBTQIA+ do estado do Rio, comenta que muitas pessoas LGBTQIA+ passaram por dificuldades de emprego durante a pandemia.

“Na pandemia, muitos trabalhavam em bares, cozinhas de bar, cozinha de restaurante, em algumas atividades que as empresas fecharam, ou então diminuíram a sua atividade. E essas pessoas foram dispensadas do trabalho”.

Entre as intervenções artísticas, uma exposição, fotografias documentais, um curta-metragem e uma videoinstalação. A mostra conta com audiodescrição e tradução em Libras – a Língua Brasileira de Sinais –, e faz parte de uma plataforma de conteúdos e experiências sobre temas como saúde, preconceito e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. A entrada é de graça.

+ sobre o tema

Gays e lésbicas contam por que escondem a orientação sexual no trabalho

Experiências passadas ruins e medo de sofrer com o...

Criador de “Glee” anuncia série com o maior elenco de pessoas trans da história da TV

Ryan Murphy, de Glee e American Horror History, já...

Gol é a primeira companhia aérea do Brasil a ter comissária de bordo trans

Nicole Cavalcante trabalha na função há 8 anos e,...

para lembrar

Um risco a frente: a banalidade das mortes

Março foi um mês atípico. Abril tem demonstrado que...

Noruega investiga ataque a bar gay como ato terrorista, e parada LGBTQIA+ é cancelada

A polícia da Noruega anunciou neste sábado (25) que...

Dia Internacional contra a LGBTfobia

O dia 17 de maio é reconhecido como o...

Possíveis fases de uma vida lésbica: do medo de magoar os outros ao medo de magoar-se

Muitos de nós, LGBTQIA+, precisaram passar por uma espécie...
spot_imgspot_img

Fundamentalismo não pode impedir políticas para a população trans e travestis

Neste ano, os desafios das defensoras dos direitos da população LGBTQIA+ serão a superação da instrumentalização do pânico moral em torno das nossas pautas e estabelecer...

LGBTQIA+ reivindicam direitos básicos para existir de forma plena

“Você conhece alguma coisa humana não nomeada?”. Quem lança a pergunta é uma ativista pelos direitos LGBTQIA+ e que está a frente de uma...

Parada LGBT do Rio irá às ruas contra retrocesso em direitos

“O amor, a cidadania e a luta LGBTI+ jamais vão recuar" é o tema da 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, que será realizada no...
-+=