Idosos LGBTQIA+ são tema de exposição no Rio de Janeiro

Mostra Cidade 60+ está em cartaz no Museu da República

A trajetória de idosos da população LGBTQIA+ e a intolerância que enfrentam são o tema da exposição Cidade 60+, em cartaz no Museu da República até 16 de julho.

A mostra conta com apresentação da websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que apresenta, por meio de depoimento, a trajetória de idosos LGBTQIA+ no Brasil e suas histórias marcadas pela resistência política e social.

A exposição conta com diversos vídeos, jogos, experimentos, intervenções artísticas e depoimentos de pessoas 60+ e de especialistas que atuam por uma sociedade mais inclusiva.  

Claudia Ferreira é uma das fotógrafas da mostra. Ela registra ações de movimentos sociais desde os anos 90, e fala sobre a evolução desses recortes através dos tempos.

“A primeira exposição LGBT que eu fotografei aqui no Rio era a Marcha pela Cidadania, tinha nem esse nome, né. Depois ela vem, Marcha Gay, Parada Gay, vira GLBT, depois vira LGBT, depois vira LGBTQIA+. Enfim, são conquistas né”.

A Exposição Cidade 60+ faz parte de uma plataforma de conteúdos e experiências sobre temas como saúde, preconceito e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos.

Denise Taynah Santos França, secretária Executiva do Conselho Estadual LGBTQIA+ do estado do Rio, comenta que muitas pessoas LGBTQIA+ passaram por dificuldades de emprego durante a pandemia.

“Na pandemia, muitos trabalhavam em bares, cozinhas de bar, cozinha de restaurante, em algumas atividades que as empresas fecharam, ou então diminuíram a sua atividade. E essas pessoas foram dispensadas do trabalho”.

Entre as intervenções artísticas, uma exposição, fotografias documentais, um curta-metragem e uma videoinstalação. A mostra conta com audiodescrição e tradução em Libras – a Língua Brasileira de Sinais –, e faz parte de uma plataforma de conteúdos e experiências sobre temas como saúde, preconceito e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. A entrada é de graça.

+ sobre o tema

Indígenas, negras, trans, periféricas: mulheres contam desafios para sonhar

Muita coisa mudou desde o início da pandemia em...

Samira Soares, a resistência no ato de (re)escrever a própria história

A estudante de História usa suas próprias experiências em...

Repórter da BBC é assediada enquanto gravava reportagem sobre assédio

Uma repórter da BBC foi assediada enquanto fazia uma...

para lembrar

A doméstica brasileira que virou líder trabalhista nos EUA

O auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Massachusetts...

Sobre ser uma Negra com privilégios por Stephanie Ribeiro

"Na periferia, sei que sou negra como eles, mas...

Lesbocídio cresce significativamente no país, alerta dossiê

Documento lançado em São Paulo nesta segunda-feira (4) aponta...

Cerveja Feminista – o manifesto

no Cerveja Feminista Conheça a Cerveja Feminista, um puxador de...
spot_imgspot_img

Salvador elege Eliete Paraguassu, primeira vereadora quilombola da cidade: ‘a gente rompeu a barreira do racismo’

Eliete Paraguassu (Psol) se tornou a primeira vereadora quilombola eleita em Salvador. A vitória foi desenhada neste domingo (6), no primeiro turno das eleições...

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Morre cantora Dona Jandira aos 85 anos em Belo Horizonte

A cantora Dona Jandira morreu ontem aos 85 anos em Belo Horizonte. O anúncio foi feito em seu perfil no Instagram. A causa da...
-+=