Corpolítica: documentário mostra experiência de candidaturas LGBTQIA+ em 2020

Enviado por / FonteDo Brasil de Fato

Filme entra em cartaz em todo país nesta quinta-feira (8) e faz um convite à participação política

O filme Corpolítica, de Pedro Henrique França, estreia nesta quinta-feira (8) em salas de cinema de todo país. O documentário mergulha na experiência de seis candidaturas LGBTQIA+ nas eleições municipais de 2020 e coloca em evidência o conceito de representatividade política. O foco da obra é investigar o baixo número de pessoas LGBTQIA+ nos espaços públicos. 

“A gente tem um discurso  – muito perigoso – apolítico. A gente tem pessoas que ainda insistem que não querem falar sobre política, e esse filme é uma convocatória para falar de política”, disse Pedro. 

Ele participou do programa Central do Brasil desta quinta-feira (8) e comentou sobre a dificuldade do público LGBTQIA+ de participar das eleições e os caminhos para aumentar esta representatividade. 

“O discurso apolítico é perigoso porque nos afasta. Quando a gente fala de subrepresentatividade, a gente fala de subrepresentatividade feminina, LGBTQIA+, negros, indígenas. A política tem que deixar de ter essa fotografia que a gente se acostumou, de homens brancos, héteros”. 

Além de constatar esses obstáculos dentro da arena política para a população LGBTQIA+, Paulo afirma que o filme tenta estimular esta participação e se colocar como uma inspiração para o surgimento de novas formas de atividade política. 

“O filme é, sem dúvida, um abraço. Ele é uma luz nesse fim do túnel. A política pode ser feita com beleza, com afeto, com amor e com a seriedade que esse lugar merece”, concluiu. 

Para conferir a entrevista completa, basta assistir a edição do Central do Brasil desta quinta-feira (8). 

Assista agora ao programa completo

E tem mais! 

A Venezuela voltou? 

O presidente venezuelano Nicolás Maduro participou recentemente de eventos internacionais, inclusive aqui no Brasil. Mas essa agenda significa o fim do isolamento diplomático do país? É o que mostra a reportagem de Lucas Estanislau, nosso correspondente em Caracas.

Medicina de luta 

O pediatra e emergencista Alexandre Bublitz atuou no atendimento aos Yanomami em Roraima como voluntário da Força Nacional do SUS. Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e médico da Prefeitura de Porto Alegre e do Hospital Presidente Vargas, Alexandre conversou com exclusividade com o Brasil de Fato Rio Grande do Sul e falou da experiência com os Yanomami. Ele também criticou o projeto que fixa o marco temporal para a demarcação das terras indígenas.

Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país. 

+ sobre o tema

“O Quarto de Despejo está vivo”, afirma filha de Carolina Maria de Jesus

Em 60 anos do livro “Quarto de Despejo: Diário...

Rebeca leva Baile de Favela às finais das Olimpíadas

Vai ter Baile de Favela nas finais das Olimpíadas...

Convite para o lançamento do livro de contos Olhos D’água, de Conceição Evaristo

Convite para o lançamento do livro de contos Olhos...

50 Tons de machismo

Como se já não bastassem os altos índices de...

para lembrar

A mãe preta já encheu sua mamadeira, vá mamar em outro lugar!

Esse negócio de mãe preta ser leiteira já encheu...

Prada coloca negra à frente de desfile pela 1ª vez em 21 anos

Em 1997, Naomi Campbell foi convidada a abrir o desfile de uma...

Intersexualidade e terceiro gênero na Alemanha

Feminino. Masculino. Diverso. Além da virada do ano, a...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=