Igreja Anglicana aprova ordenação de mulheres como bispos

Aprovação acontece dois anos após uma tentativa similar ter sido bloqueada

O sínodo geral da Igreja da Inglaterra aprovou nesta segunda-feira a ordenação de mulheres como bispos, uma medida histórica que a dividia há anos.

A proposta foi aprovada em uma votação realizada em York, no norte da Inglaterra, pelos membros das três câmaras que compõem o órgão executivo da Igreja Anglicana – laicos, clérigos e bispos. As primeiras nomeações de mulheres como bispas podem ser efetuadas já em 2015.

Entre os bispos, houve 37 votos a favor, dois contra e uma abstenção. Já a votação dos clérigos teve 162 favoráveis à medida, 25 contrários e quatro abstenções. Já entre os laicos, houve 152 votos a favor, 45 contra e cinco abstenções.

A aprovação se deu dois anos depois de uma tentativa similar ter sido bloqueada em 2012, quando o sínodo geral rejeitou por seis votos do setor laico a ordenação de bispas após anos de divergências internas entre os setores conservador e reformista.

A Igreja da Inglaterra, surgida de um cisma da católica, é a Igreja mãe da comunidade anglicana, que conta com 80 milhões de fieis em 165 países do mundo.  No entanto, a aprovação desta reforma pelo sínodo inglês não obrigará as outras igrejas anglicanas a ordenar mulheres bispos, embora envie uma mensagem forte.

Na Inglaterra, onde as mulheres podem, desde 1992, ser sacerdotes, a comunidade anglicana busca com esta proposta acabar com sua imagem de Igreja retrógrada, em comparação com a atitude mais progressista de outras Igrejas anglicanas, como em Gales, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Suazilândia, que já autorizam a ordenação de mulheres como bispos.

Fone:Terra

+ sobre o tema

Por uma consciência humana

Há muitos séculos, desde a célebre “descoberta” do Brasil,...

Mulheres representam quase metade da população rural brasileira

Mais de 14 milhões de brasileiras vivem fora dos...

Exposição feminista em formato lambe-lambe vai até 30 de junho e tem entrada gratuita

O projeto “Identidade que não cabe no RG”, realizado...

para lembrar

Caixa secreta com fotografias de mais de 100 anos revela ensaios que questionam a identidade de gênero

Em uma caixa que anunciava “privado”, uma incrível coleção...

Minha esposa não trabalha

“Conversa entre um marido e um psicólogo: Do Muito Bom –...

Jovem que teve castigo divulgado na internet se mata nos EUA

A adolescente Izabel Laxamana, 13 anos, matou-se pulando de...

I Seminário Nacional de Mulheres Pretas e Seus Saberes Periféricos, Acadêmicos e Artísticos

Com a participação de Mônica Francisco - Deputada, Yalorixá Márcia Marçal, Helena...
spot_imgspot_img

Mulheres entregam recomendações para cúpula do G20

O grupo de engajamento de mulheres do G20, o chamado W20, entregou nesta terça-feira (1º) um comunicado com recomendações para a reunião de cúpula...

Morre Iara Deodoro, bailarina e referência da dança afro-gaúcha

A comunidade negra gaúcha está de luto. Morreu nessa sexta-feira (28) a bailarina, coreógrafa e ativista Iara Deodoro, 68 anos, referência da dança afro-gaúcha...

Serena Williams sobre maternidade: “Algumas mulheres têm um bebê e, em uma semana, precisam estar no trabalho ou são demitidas”

Cerca de dois anos após se aposentar do tênis profissional, Serena Williams refletiu sobre conciliar a maternidade com sua carreira. Em entrevista à Glamour dos...
-+=