Igreja Luterana da Noruega aprova casamento gay

A Igreja Luterana da Noruega aprovou, nesta segunda-feira (11), o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Do Brasil Post

Participants of the lesbian, gay, bisexual and transgender (LGBT) “Euro Pride” parade march through the city with rainbow flags in Oslo, Norway on June 28, 2014. AFP PHOTO / NTB SCANPIX / BENDIKSBY TERJE +++NORWAY OUT+++ (Photo credit should read Bendiksby, Terje,Bendiksby, Terje/AFP/Getty Images)

 

No ano passado, segundo a Reuters, a Igreja Protestante da França passou a permitir que casais gays recebessem a benção, assim como a Igreja Presbiteriana dos EUA.

A votação foi feita na conferência anual da instituição, e entre 115 representantes, 88 delegados votaram em favor da causa.

“Finalmente nós podemos celebrar o amor independente de quem se apaixonar por quem”, disse Gard Sandaker-Nilsen, líder de uma campanha a favor da mudança nas regras.

De acordo com as novas regras, que valem formalmente a partir de janeiro do ano que vem, os padres que não concordarem com a união, podem se abster de celebrar o enlace.

A Noruega permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo desde 2009, mas foi o segundo país do mundo – depois da Dinamarca – e permitir o registro de uniões homossexuais, em 1993.

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.