Nesta quinta-feira (22), às 19h, será apresentado, no Paço Municipal, o “Inventário sobre a Presença Negra em Guarulhos”. Organizado pela Coordenadoria da Igualdade Racial, o evento pretende lembrar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado no dia 21, e resgatar a identidade da população afrodescendente da cidade.
O público conferirá os resultados já alcançados pela pesquisa “Inventário sobre a Presença Negra em Guarulhos”, iniciada em 2011 pelo historiador Elton Soares de Oliveira em parceria com o escritor Abílio Ferreira, que farão a apresentação. Os dois atuam juntos desde 2010 em diversos projetos, como o “Saberes Locais”, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação. A mediação ficará por conta da coordenadora da Igualdade Racial, Edna Roland.
Financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (Funcultura), o projeto apresenta um amplo mapeamento do patrimônio material e memorial de origem africana do município, organizado a partir de consultas à documentação historiográfica sobre Guarulhos e de entrevistas com diversos personagens.
Além de demonstrativos demográficos sobre a presença física dos afrodescendentes, apresenta a importância de figuras históricas regionais em que a cultura negra se manifesta direta ou indiretamente, como nos casos do cineasta Kiko Dinucci, do capoeirista Mestre Mirão e do pintor Haroldo Santos, por exemplo. Os autores também vão colher sugestões que, porventura, poderão ser incorporadas ao projeto antes de sua finalização.
O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial é comemorado no dia 21 de março, em alusão ao massacre de Shaperville, na África do Sul, em que 69 pessoas foram mortas e 186 ficaram feridas num protesto contra a lei do passe, em que negros eram obrigados a usar um cartão que especificava os locais em que era permitido circular. A data marca também a independência de dois países africanos: a Etiópia, em 1975, e a Namíbia, em 1990.
Os autores
Abílio Ferreiraé jornalista, integrante do movimento de escritores negros brasileiros desde 1984, autor de cinco livros – “Fogo de Olhar” (Mazza Edições, 1989), “Antes do Carnaval” (Selinunte Editora, 1995) e três ainda inéditos. Seus textos também são publicados em antologias literárias no Brasil e no exterior. Elton Soares de Oliveira é historiador, professor de história e apresentador do programa Destaque Repórter, da TV Destaque de Guarulhos. É co-fundador, em 2005, do “Movimento Guarulhos Tem História”, responsável pela obra de autoria coletiva “Guarulhos: espaço de muitos povos” (Editora Noovha América, 2010) e escreveu recentemente o “Guia de Educação Patrimonial de Guarulhos”, que será lançado pela Secretaria Municipal de Educação.
Serviço
O Paço Municipal fica na avenida Bom Clima, 90.
Fonte: Correio do Brasil