II ENCONTRO DE JOVENS CIENTISTAS NEGRAS E NEGROS

O II Encontro de Jovens Cientistas Negros da Associação Nacional de Pós-graduandos já tem data marcada: nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2019 na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). O Evento será realizado em conjunto com o 6º Encontro de Negros e Negras da UNE.

Do ANPG

Ilustração divulgando as datas para a inscrição na amostra cientifica
Foto: Imagem retirada do site ANPG

Os eventos têm como objetivo principal debater o papel do negro na ciência, as realidades dos cientistas negros, desde a graduação, e as formas de estímulo e democratização, tanto do acesso quanto dos objetos científicos, para a presença de negros cientistas na comunidade científica brasileira. O I Encontro aconteceu durante a entre os dias 30 e 31 de janeiro de 2016, na cidade de Fortaleza, e culminou na atualização das pautas da ANPG para o movimento e na posterior conquista da Portaria do Ministério da Educação para Ações Afirmativas na Pós-Graduação.

Nesta edição, os eventos trarão o tema “Meu quilombo, meu lugar: nas ruas, nas periferias e nas universidades” e busca reforçar a necessidade da auto-organização para resistência do povo negro dentro dos espaços universitários, na ciência e na sociedade.

Os eventos promoverão o debate sobre a democratização da universidade brasileira a partir da pós-graduação; estreitará as relações com os movimentos sociais que buscam fomentar mais democratização e diversificação étnica no ensino superior e debaterá e aprofundará a opinião do movimento nacional de pós-graduandos e do movimento negro sobre os desafios de descolonização dos objetos científicos, através do combate às diversas formas de racismo na Academia.

Na programação do encontro estão previstos debates, mesas de discussão com convidados, Grupos de Trabalho e uma Plenária Geral. As inscrições para participar podem ser feitas AQUI.

Este ano o encontro também realiza uma Mostra Científica que tem o mote “Epistemicídio e a Circulação do Conhecimento”. Um dos principais objetivos da Mostra será a circulação de conhecimento, o fortalecimento dos espaços de pesquisa e a ampliação do diálogo da produção de pesquisadores negros e negras.

A inscrição de trabalhos pode ser feita pelos links abaixo, mas antes de enviar é preciso ler com atenção o EDITAL. Podem participar jovens negros graduandos e pós-graduandos de todas as áreas do conhecimento.  O prazo de submissão de trabalhos foi prorrogado até às 23h59 da próxima quarta-feira (3), conforme o cronograma do evento. Os lista de trabalhos aceitos e os respectivos Gt’s serão divulgados na próxima dia 6 de abril. A participação de ouvintes e inscrições para todos os participantes, internos e externos à instituição, às palestras, mesas, minicursos e oficinas terão o mesmo prazo seguirá de acordo com o cronograma oficial dos eventos.

Acesse o EDITAL

-+=
Sair da versão mobile