Principal grupo afro da Bahia se apresentará pelas ruas do Recife Antigo, a partir das 19h30; entrada é gratuita
Nesta quarta-feira (10), o principal grupo afro da Bahia, o Ilê Aiyê, se apresentará pelas ruas do Recife Antigo, a partir das 19h30. Este ano, o bloco adotou a cultura de Pernambuco como tema do seu Carnaval na Bahia. A entrada é gratuita.
De acordo com a coordenação do evento, o cortejo passará pelas ruas da Moeda, Mariz e Barros, do Apolo e Travessa Bom Jesus. A apoteose será no palco da praça do Arsenal, onde os baianos cantarão seis músicas sobre o Estado, além de canções consagradas como “Que Bloco é Esse”, “Depois que o Ilê Passar”, “Charme da Liberdade”, “Viva o Rei”, “Décima Quinta Sinfonia” e “Exclusão”.
O Ilê Aiyê trará ao Recife um grupo de 30 pessoas, entre dançarinos, cantores e percussionistas. Durante o espetáculo, o grupo apresentará, ainda, a nova Deusa do Ébano, Gisele da Silva Santos, de 22 anos. A musa foi escolhida durante a Noite da Beleza Negra, uma das principais prévias do Carnaval de Salvador. Ela desbancou 50 concorrentes e representa o bloco este ano.
História
O Ilê Aiyê surgiu em 1974, no Curuzu-Liberdade, bairro de maior população negra do País, localizado em Salvador. Com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, o grupo homenageia as nações e culturas africanas para valorizar e fortalecer a identidade étnica do negro brasileiro. O bloco possuiu aproximadamente três mil associados e desenvolve diversos projetos educacionais.
Fonte: P360 graus