Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Enviado por / FontePor Natalia da Luz, do G1

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África do Sul, e Jacob Zuma, atual presidente do país, ficaram presos em Robben Island, na Cidade do Cabo, durante 18 e 10 anos, respectivamente. Tempo de sobra para que eles experimentassem todos os horrores de um regime de segregação que também castigou vários prisioneiros anônimos.

Hoje, alguns desses anônimos voltam à ilha para contar um pouco sobre esse período da história sul-africana.

Durante um tour pela Robben Island, que fica a cerca de 20 minutos de barco do centro da Cidade do Cabo, os turistas (700 por dia na baixa temporada, 2.000 na alta) ouvem dos guias os detalhes de como era o dia a dia na prisão de segurança máxima.

“Além da opressão, tínhamos que manter toda a ilha limpa e fazer a nossa própria comida, seguindo um cardápio definido por quem nos controlava”, conta Itumeleng Malcuela, de 50 anos, que foi prisioneiro por sete anos. Ele mostrou ao G1 uma prova de que havia segregação até mesmo na hora da refeição. Existia um menu para os negros e outro para os coloureds (denominação para os que não são negros nem brancos) e indianos.

Os prisioneiros eram divididos pelos sete setores em que se dividia a prisão de acordo com o grau de periculosidade. Zuma, por exemplo, era da ala G, diferente da de Mandela, a B, dedicada aos presos mais perigosos e líderes anti-apartheid.
Mandela passou a maior parte do tempo na cela 4. Ele era o prisioneiro 466/64.

Malcuela nos mostra a cela lembrando que, por pouco, não conheceu o Nobel da Paz de 1994. “Cheguei um ano depois de ele ter sido transferido”, lamenta o preso de número 18/83, morador da Robben Island entre 1983 e 1990. “Os dois últimos números são referentes ao ano em que a gente chegava aqui. Por isso, o meu é 83, e o do Mandela, 64”, explica o sul-africano aprisionado por participar de movimentos e protestos.

A prisão ficou conhecida como um dos símbolos do apartheid, mas a história dela é antiga. No início do século XVII, abrigou prisioneiros políticos, depois foi base militar dos ingleses antes de voltar a ser prisão. Entre 1910 e 1960, com a epidemia de lepra no país, a ilha passou a receber os doentes, que eram tratados em hospital especial e enterrados em cemitério só para as vítimas da doença.

A prisão para os milhares que lutavam contra o apartheid passou a funcionar a partir de 1960. “Após 31 anos (em 1991), ela foi desativada para os presos políticos. Ganhamos liberdade, e os prisioneiros que ficaram aqui eram criminosos comuns, sem relação com a nossa luta”, diz o guia.

O presidente do ANC, Nelson Mandela, regressa à cela que ocupou durante 27 anos, no quarto aniversário de sua saída da prisão, em 1994. (Foto: REUTERS)

O local se tornou museu e atração turística em 1996. Toda a história é contada durante o tour de duas horas, com paradas em pontos estratégicos, como o setor B da prisão (onde Mandela morou), o cemitério para os doentes com lepra e a caverna onde os negros se reuniam para estudar e, especialmente, para falar sobre o apartheid, quando não estavam nas celas ou trabalhando. “Corríamos para lá para conversar sobre o nosso destino e o futuro da África do Sul. Antes de anoitecer voltávamos”, diz Malcuela.

Enquanto passávamos por uma grande cela, o G1 perguntou quais eram as lembranças do prisioneiro. Malcuela apontou para o chão e disse que, na maioria das vezes, eles dormiam no piso gelado. “Era quase impossível pegar no sono sentindo tanto frio.”
Para passar o tempo e, quando eram autorizados, ele e outros prisioneiros praticavam esportes. “Jogávamos futebol. Mesmo controlados, vigiados, conseguíamos alguns momentos de distração.” A visita para os presos da ilha só acontecia de três em três meses. “Além de esperar esse tempo todo, nós não poderíamos nos comunicar em nossa língua materna. Éramos obrigados a falar em inglês, acredita?”

Ouvir um pouco sobre a história da África do Sul é interessante e surpreendente para quem vem de longe e visita a ilha pela primeira vez. “Poder entrar na cela onde Mandela ficou preso durante tanto tempo é surpreendente, chega a ser emocionante”, conta a norte-americana Karen Kocher, que visitava a Cidade do Cabo antes de partir para um safari em Moçambique. Ela cita como uma das curiosidades que conheceu durante o tour a alimentação dos presos. “Todos estavam aqui pelo mesmo motivo, mas os negros ficavam sempre com a pior comida. Mais uma prova da segregação dentro da própria prisão”, disse.

 

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Steve Biko

Grandes mudanças estão para acontecer na África do Sul....

África do Sul emite dinheiro com a imagem de Nelson Mandela

As autoridades da África do Sul anunciaram neste sábado...

para lembrar

Mandela deixa sua casa para viagem pela 1ª vez após doença

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela se...

A morte de Nelson Mandela traria o caos à África do Sul?

Já se tornou um ritual terrivelmente comum. As autoridades...

Médicos não param máquina enquanto houver sinais vitais

Denis Goldberg - que, a convite de Graça Machel,...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=