Imposto de renda: como apoiar projetos sociais na sua declaração

Enviado por / FonteEcoa, por Tony Marlon

Pouca gente sabe, mas parte do seu imposto de renda devido pode ser direcionada para organizações sociais que trabalham para proteger direitos de crianças e adolescentes. E o melhor: você pode escolher para onde mandar este dinheiro. O prazo para declarar à Receita acaba em uma semana.

A legislação brasileira oferece a possibilidade de destinar até 6% do “imposto devido” para doações diretamente na declaração, desde que o contribuinte opte pelo modelo completo de tributação. É uma maneira de você apoiar um trabalho em que acredita e confia em seu bairro, por exemplo.

As organizações sociais de base comunitária têm um papel fundamental na vida social brasileira. Num país com tantas desigualdades, na maior do tempo são essas iniciativas que conseguem fazer a gestão das urgências, formular as tecnologias sociais que ajudam a superar os desafios locais e construir pistas de políticas públicas que, ao ganharem escala por meio do Estado, conseguem agir estruturalmente em problemas nacionais.

Funciona assim: até 3% do imposto devido podem ser indicados para fundos vinculados ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e outros 3% para fundos de apoio aos Conselhos do Idoso. O primeiro ajuda a financiar programas que protegem e promovem os direitos das crianças e adolescentes. O segundo impulsiona iniciativas que melhoram a qualidade de vida dos idosos.

Como fazer

No programa do IR, selecione o “tipo de fundo” — Nacional, Estadual ou Municipal. Se optar por estadual, selecione o estado; se for municipal, selecione estado e município. O campo “CNPJ” será preenchido automaticamente.

Em seguida, preencha o valor desejado para a doação, respeitando o limite de 3% para cada fundo. O campo “Valor disponível para doação” indicará o montante máximo permitido. Conclua o preenchimento da ficha clicando em “OK”. Repita o processo para doações a diferentes fundos em outras cidades ou estados, se desejar.

Fortalecendo a cultura de doação no Brasil

Dados da Prefeitura de São Paulo mostram que as doações ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FUMCAD) aumentaram em 27% em 2023. Já o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMID) cresceu 36%. Isso quer dizer que, ano após ano, se fortalece a cultura de doação no país.

Segundo a pesquisa Percepção e Prática da Doação no Brasil, lançada pelo Datafolha, 31% das pessoas brasileiras fizeram ao menos uma doação em dinheiro em 2022. O estudo completo pode ser acessado aqui. Somos um dos 20 países mais solidários do mundo. Mas olhando para as nossas desigualdades gritantes, há um longo caminho pela frente. E nunca é demais lembrar: o papel da ONG não é substituir o Estado.

+ sobre o tema

Nova identidade tem CPF como número principal, QR code e abriga dados de outros documentos

O governo federal quer acelerar a corrida para digitalizar...

ONU pede que Brasil legalize aborto e denuncia ‘fundamentalismo religioso’

Alertando sobre o avanço do que chamou de "fundamentalismo...

Trump se torna 1º ex-presidente condenado em ação criminal na história dos EUA

Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente considerado culpado pela...

Um compromisso nacional

Alfabetizar todas as crianças foi colocado desde o início...

para lembrar

Rejeitado pedido de impedimento de Joaquim Barbosa para julgar ação penal do mensalão

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar...

Famosos lamentam a morte de Gésio Amadeu: ”O Brasil amou você”

Morreu na tarde desta quarta-feira (5), aos 73 anos,...

Comentário de Marina Silva sobre morte de José Saramago causa polêmica no Twitter

Um comentário da candidata do PV a presidente,...

Economia brasileira cresce 0,5% no 3º trimestre, diz IBGE

Setor de serviços foi destaque de crescimento; indústria teve...

Mapa aponta que quase meio milhão de cariocas passam fome

A insegurança alimentar grave é realidade em 7,9% das casas na capital fluminense. Em números absolutos, são 489 mil pessoas que passam fome. Cerca de 2 milhões de cariocas convivem...

STF intima governo de SP a se manifestar em ação sobre edital de câmeras

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, intimou o governo de São Paulo a se manifestar em até 72 horas sobre ação que questiona edital que...

Alfabetização de crianças retoma nível pré-pandemia, mas quase metade de alunos no 2º ano ainda não sabe ler e escrever

O governo federal afirmou nesta terça-feira que 56% das crianças alcançaram em 2023 o patamar de alfabetização registrado no período pré-pandemia, em 2019. Com...
-+=