Imprensa espanhola diz que Daniel Alves foi alvo de insultos racistas

A imprensa espanhola noticiou que Daniel Alves, lateral do Barcelona, foi alvo de insultos racistas por parte da torcida do Espanyol. O incidente teria acontecido durante o jogo entre as duas equipes neste sábado, que acabou 0 a 0.

“O futebol é muito maravilhoso para a gente dar importância a este tipo de coisa”, disse Daniel Alves, em entrevista ao jornal Mundo Deportivo, depois do confronto.
Questionado sobre o assunto, Guardiola, técnico do Barcelona, foi evasivo. “Esta é uma pergunta para o sr. [Mauricio, técnico do Espanyol] Pochettino, porque ele conhece melhor os seus torcedores”, disse treinador.
Durante todo o jogo, segundo relato da imprensa espanhola, imitações de macacos eram ouvidas nas arquibancadas, especialmente após a expulsão de Daniel Alves, no início do segundo tempo. Durante a partida, os torcedores ainda atiraram objetos no gramado, e um deles chegou a encostar levemente em Lionel Messi.
O caso não é inédito na Espanha. Em 2006, por exemplo, o atacante camaronês Samuel Eto’o, à época ainda no Barcelona, ameaçou deixar o gramado após ser insultado pela torcida do Getafe.
No Brasil, o racismo em campo voltou a ser assunto nesta semana. Na última quinta-feira, o zagueiro palmeirense Danilo chamou Manoel, do Atlético-PR, de “macaco do car…”, durante o jogo entre as duas equipes pela Copa do Brasil.
Flagrado pelas câmeras de televisão, Danilo admitiu a agressão no dia seguinte e pediu desculpas. Mesmo assim, o zagueiro poderá pegar de um a três anos de prisão por injúria racial, em decorrência da queixa-crime feita por Manoel logo após a partida.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Loja pede para que mulher negra alise o cabelo para contratá-la

Ela foi informada que deveria alisar o cabelo para...

Homens hétero, brancos e malhados ainda são norma em Hollywood, conclui pesquisa

Homens hétero, brancos e malhados ainda são norma em...

Caso Vini Jr. já é um marco histórico na luta antirracista global

Assim como Rosa Parks, ativista negra que, em 1955,...

Após protestos, Preta Gil se posiciona sobre caso Vogue

Seguidores não apoiam a cantora que é acusada de...

para lembrar

A guerra contra paridade de gênero nas cortes é obscena

"No estado de São Paulo, nas promoções, seja no...

MC Soffia é alvo de racismo nas redes

A rapper de 13 anos, conhecida por suas músicas...

Negra, médica, doutora?

Um vídeo do cotidiano da QuiGeral. Inaiá Saraiva...

As 8 melhores respostas ao tuíte mais ‘close errado’ da Olimpíada

Desde a vitória da judoca Rafaela Silva, que garantiu...
spot_imgspot_img

Debate racial ficou sensível, mas menos sofisticado, diz autor de ‘Ficção Americana’

De repente, pessoas brancas começam a ser degoladas brutalmente com arame farpado. O principal suspeito é um homem negro que sempre está na cena...

Universidade, excelência e compromisso social

Em artigo publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 15 de junho, o professor de literatura geral e comparada da Unicamp, Marcos...

Mobilizações apontam caminho para enfrentar extremismo

As grandes mobilizações que tomaram as ruas das principais capitais do país e obrigaram ao recuo dos parlamentares que pretendiam permitir a condenação de...
-+=