segunda-feira, novembro 29, 2021
InícioQuestão RacialCasos de RacismoInaugurada há apenas uma semana, estátua em homenagem a George Floyd é...

Inaugurada há apenas uma semana, estátua em homenagem a George Floyd é vandalizada

Instalação presta homenagem a mais ícones do movimento negro. Apenas o busto de George Floyd foi atingido pelo vândalo

Uma imagem de George Floyd, localizada na Union Square, em Nova York, Estados Unidos, foi alvo de vandalismo na manhã do último domingo (3/10). O ato foi flagrado por câmeras de segurança.

Nas imagens, é possível ver um homem com uma mochila preta jogando tinta cinza no rosto e na base do busto erguido em homenagem ao afro-americano de 46 anos asfixiado e morto por um policial branco.

Ainda não se sabe quem é o responsável pelo ato. A Força-Tarefa de Crimes de Ódio do Departamento de Polícia de NY abriu uma investigação para identificar os possíveis autores. No mesmo dia, um grupo de voluntários se reuniu para realizar o processo de restauração. 

Em um comunicado divulgado juntamente com a Fundação We Are Floyd, organização sem fins lucrativos, Terrence Floyd, irmão de George, lamentou o episódio: “É extremamente decepcionante como as estátuas foram desfiguradas em tão pouco tempo, e isso apenas mostra o quão longe ainda temos que ir para alcançar nosso objetivo de unidade”.

Além da estátua, a instalação homenageia outros ícones do movimento negro, como John Lewis, congressista conhecido na luta pelos direitos civis dos negros e Breonna Taylor, jovem negra que também foi morta durante ação policial em março, no estado americano de Kentucky.

RELATED ARTICLES