Inaugurada há apenas uma semana, estátua em homenagem a George Floyd é vandalizada

Instalação presta homenagem a mais ícones do movimento negro. Apenas o busto de George Floyd foi atingido pelo vândalo

Uma imagem de George Floyd, localizada na Union Square, em Nova York, Estados Unidos, foi alvo de vandalismo na manhã do último domingo (3/10). O ato foi flagrado por câmeras de segurança.

Nas imagens, é possível ver um homem com uma mochila preta jogando tinta cinza no rosto e na base do busto erguido em homenagem ao afro-americano de 46 anos asfixiado e morto por um policial branco.

Ainda não se sabe quem é o responsável pelo ato. A Força-Tarefa de Crimes de Ódio do Departamento de Polícia de NY abriu uma investigação para identificar os possíveis autores. No mesmo dia, um grupo de voluntários se reuniu para realizar o processo de restauração. 

Em um comunicado divulgado juntamente com a Fundação We Are Floyd, organização sem fins lucrativos, Terrence Floyd, irmão de George, lamentou o episódio: “É extremamente decepcionante como as estátuas foram desfiguradas em tão pouco tempo, e isso apenas mostra o quão longe ainda temos que ir para alcançar nosso objetivo de unidade”.

Além da estátua, a instalação homenageia outros ícones do movimento negro, como John Lewis, congressista conhecido na luta pelos direitos civis dos negros e Breonna Taylor, jovem negra que também foi morta durante ação policial em março, no estado americano de Kentucky.

+ sobre o tema

para lembrar

Nem tudo era italiano …

Este brilhante trabalho foi apresentado originalmente em 1995 como...

Além de odiar as mulheres, atirador de Santa Bárbara era racista, diz jornal americano

"Como pode garoto negro conquistar uma menina e não...

Coisas que uma sociedade racista faz por você

Você, um belo dia, está na faculdade e vem...

Denúncias de racismo na internet crescem 81% em 2014, aponta levantamento de ONG

Aumento foi observado na comparação entre os primeiros semestres...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=