INCITAMENTO AO ÓDIO RACIAL: Racismo aumenta na Itália, sobretudo na internet, de acordo com estudo

A Itália registra um aumento dos fenômenos de incitamento ao ódio racial ligado aos discursos políticos e aos meios de comunicação, especialmente em relação aos negros, ciganos (ROM) e sinti, e também do racismo generalizado através de novos canais como a Internet e as redes sociais.

Estas são as conclusões do estudo realizado por uma rede de associações italianas, apresentado em uma conferência organizada pelo Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial das Nações Unidas (Cerd) sobre o incitamento ao ódio racial realizada em Genebra. É o que informa a Associação 21 de Julho, que trata dos direitos humanos e das crianças.

Entre os exemplos, a pesquisa cita o manifesto do movimento político de direita “Forza Nuova” (Força Nova), alguns cartazes para as eleições municipais de 2011 do PDL (Povo da Liberdade, partido de Silvio Berlusconi) e da Liga Norte, e artigos publicados em jornais como “Libero” e “CronacaQui” (editado em Milão e Turim).

O racismo também está presente na web: “Na Itália há um número crescente de grupos no Facebook que promovem e incitam ao ódio racial e à violência contra os imigrantes ilegais”, afirma o estudo, citando por exemplo o grupo “Cacciamo gli immigranti irregolari” (Vamos caçar os imigrantes ilegais) ou “3 ragioni per cui E.T. è meglio di un immigrato” (Três razões pelas quais E.T. é melhor do que um imigrante) ou ainda “Se loro (gli immigrati) protestano con i bastoni, noi replicheremo con i cannoni” (Se eles [os imigrantes] protestam com paus, nós revidaremos com canhões).

A pesquisa fala do trabalho para combater o racismo desenvolvido por Unar (Escritório contra a discriminação racial da Presidência do Conselho de Ministros), mas salienta que não há precedente legal sobre alguém acusado de ter publicado nas redes sociais conteúdos racistas e xenófobos.

Os representantes da sociedade civil presentes no debate, diz ainda a Associação 21 de Julho, solicitaram aos membros do Comitê da ONU de formular uma “Recomendação Geral” para fortalecer os instrumentos internacionais existentes em termos de luta contra as discriminações raciais.

O estudo integra o projeto “Enhancing Italy’s civil society participation to international bodies decision making”, criado pela União forense para a proteção dos direitos humanos, e foi elaborado por oito associações ativas no combate às discriminações.

 

Fonte: Radio Italiana 

+ sobre o tema

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=