Indústria nacional cresce 10,5% em 2010, maior expansão desde 1986

 

O crescimento da produção industrial brasileira em 2010 foi de 10,5%, a maior expansão anual do setor desde 1986, segundo informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isto, a indústria nacional reverteu a queda de 7,4% ocorrida em 2009. No entanto, o número fica abaixo do crescimento médio dos onze meses anteriores, de 11,2%.

 

Em dezembro de 2010, o setor apresentou recuo de 0,7% em relação ao mês anterior, mas avançou 2,7% na comparação com dezembro de 2009.

 

De acordo com o IBGE, a produção no último trimestre de 2010 foi 3,3% superior à do quarto trimestre de 2009, mas ficou praticamente estável (-0,1%) na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

 

Já o crescimento da indústria no segundo semestre de 2010 foi de 5,6% em relação ao mesmo período de 2009, bem inferior ao avanço registrado no primeiro semestre (16,2%), quando comparado com os seis primeiros meses do ano anterior.

 

O setor de bens de capital teve o maior crescimento acumulado no ano, com 20,8%. O pior resultado foi dos bens de consumo semiduráveis e não-duráveis, com 5,2%.

 

Dos 27 ramos da indústria pesquisados pelo IBGE, 25 tiveram variação positiva no acumulado do ano. Os melhores desempenhos foram de veículos automotores (24,2%) e máquinas e equipamentos (24,3%).

 

Os setores de produtos do fumo (-8,0%) e de outros equipamentos de transporte (-0,1%) foram os únicos que recuaram em 2010.

Fonte: BBC Brasil

 

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

Entrevista – Fábio Mesquita: “Talvez a solidariedade nos leve a viver em um mundo melhor”

“Este ciclo vai passar… e talvez esse momento tão...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=