Inicia Semana da Consciência Negra em Jaraguá do Sul

Por: Sônia Pillon

 

Prefeita Cecília Konell assina hoje a adesão ao Fórum Nacional de Promoção de Igualdade Racial.

A prefeita Cecília Konell assina hoje o documento de adesão ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), na abertura oficial da Semana da Consciência Negra em Jaraguá do Sul.

A cerimônia será às 8h30 na Escola Municipal Adelino Francener, no Morro da Boa Vista, quando também acontece o lançamento das comemorações pelos 10 anos do Moconevi (Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu). O evento contará com a presença da presidente para a região Sul do Fipir, Graziela Cristina Gonçalves.

A iniciativa da administração municipal atende as exigências da lei federal10639/2003, que instituiu que as escolas do país passassem a trabalhar a cultura afrobrasileira.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com a data da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695. O Dia da Consciência Negra é para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1594.

Segundo a gestora do Fipir e articuladora de relações étnico-culturais da Secretaria Municipal de Educação, Andréia Silveira Camilo, Jaraguá do Sul será o 13º município catarinense a aderir ao Fipir. Os outros municípios que já aderiram são: Joinville, Capivari de Baixo, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Imperatriz, Santo Amaro da Imperatriz, Laguna, Palhoça, Navegantes e São José.

Além da programação do Moconevi, que encerra dia 29 de novembro com Mostra do Ponto de Cultura na Scar (Sociedade Cultura Artística), transcorrem as atividades desenvolvidas nas 32 escolas municipais.

Andréia lembra que a presença do negro em Jaraguá do Sul iniciou com a chegada de Emílio Carlos Jourdan, para povoar a então “Colônia Jaraguá”. O historiador Admir Pffifer,do Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmöckel, afirma que o Morro da Boa Vista, que já foi chamado de “Morro da África”, é mapeado como “área de litígio de Quilombola, tanto que corre processo na Justiça”. Parte da história dos afrodescendentes da microrregião está no http://afro-descendentenovaledoitapocu.blogspot.com/2007/10/blog-post.html.

Moconevi comemora 10 anos de conquistas

O ex-presidente e articulador do Moconevi (Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu), Luís Fernando Olegar, diretor da Escola Municipal Athayde Machado, no Czerniewicz, lembra que a entidade foi criada em 5 de agosto de 2001. Hoje, o Moconevi é presidido pela professora aposentada Marlene Rosa. Ele estaca a programação alusiva aos 10 anos, que inclui cinco outdoors espalhados pela cidade, com a mensagem “Somos parte dessa história”. A programação conta com apoio da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

Olegar, nascido em São Paulo, criado em Lages e há 16 anos na cidade, constata que nesses 10 anos a população de afrodescendentes passou a ter mais visibilidade. “O enfrentamento contra a invisibilidade mudou completamente nesse período.” Lembra que em 2003 o Moconevi passou a lutar para a inclusão da cultura afrobrasileira na grade curricular do município, fato que aconteceu em 2005, mesmo ano em que promoveram o Encontro Regional da Promoção da Igualdade Racial.

Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, dos 143.123 habitantes de Jaraguá do Sul, 18.846 são de pessoas que se autodenominaram negros e pardos, o que corresponde a 13,16% da população jaraguaense. “Em 2000, 6,35 da população jaraguaense se autodenominava afrodescendente”, observa Luís Fernando Olegar. A sede do Ponto de Cultura do Moconevi fica na Marechal Deodoro da Fonseca, ao lado do Gats.

Exposição e oficina de bonecas no Museu

Dentro da programação alusiva à Semana da Consciência Negra, o Museu Histórico Municipal Emílio da Silva promove a 7ª edição da Exposição Moconevi, que este ano trabalha com o tema “Coração Erê” (erê significa criança, na língua africana). A exposição abre no próximo dia 20 e se estenderá até o final de dezembro. Serão expostas 16 bonecas de pano, mais a boneca “Jamela”, produzida pela professora Teresinha Torezani, da Escola Rodolpho Dornbusch, que interage com os alunos.

O Museu também disponibiliza oficinas gratuitas de confecção de bonecas negras de pano, nos dias 23 e 24 de novembro, das 14h às 16h. O evento é patrocinado pelo Moconevi (Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu). Segundo a diretora do Museu Emílio da Silva, Ivana Cavalcanti, a intenção é fechar cada turma com 40 pessoas.

“Na ação educativa, teremos contação de histórias”, enfatiza Ivana, que introduziu as exposições no Museu Emílio da Silva. Os interessados devem se inscrever na sede do Museu Emílio da Silva, no Calçadão da Marechal Deodoro, na Praça Ângelo Piazera, ou pelo (47) 3371-8346 .

PROGRAMAÇÃO

Hoje

Cerimonial de abertura da Semana de Consciência Negra.

Lançamento das comemorações Moconevi 10 anos.

Local: EMEF Adelino Francener

Horário: 08h30

Dia 17/11

Projeto de Cultura Afro com oficinas culturais.

EMEF Max Schubert

07h30min às 11h30

Sessão Especial pelo Dia de Consciência Negra

Local: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Horário: 19h

Dia 18/11

Projeto de Cultura Afro com oficinas culturais.

Local: EMEF Athayde Machado

Horário: 07h30 às 11h30

Festa em comemoração aos 10 anos do Moconevi.

Local: SER Marisol

Horário: 20h

Dia 19/11

Projeto de Cultura Afro com oficinas culturais.

Local: EMEF Rodolpho Dornbusch

Horário: 07h30 às 11h30

29/11 – SCAR

Mostra do Ponto de Cultura

20h30 – apresentação de Capoeira

Realização ponto de Cultura Teatro Vivo, Villa Coral e Mestre Manequinha.

 

 

Fonte: O Correio do Povo

+ sobre o tema

para lembrar

14ª edição do VIVADANÇA Festival Internacional amplia conexões com o continente africano

O VIVADANÇA Festival Internacional apresenta sua 14ª edição entre...

Raízes negras, femininas e religiosas: entenda o enredo da Viradouro

Para construir o enredo campeão do carnaval do Rio de...

Primeira modelo albina da África do Sul enfrenta preconceito

Ela não é famosa como Naomi Campbell ou Gisele...

Cidinha da Silva: Vozes da bibliodiversidade na FLIP e noutras festas e feiras literárias

O romancista gaúcho Jeferson Tenório, no artigo “Se Lima...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=