Iniciativa Negra debate mulheres, política de drogas e o encarceramento em evento presencial

Sob o tema Mulheres e Liberdade: Perspectivas Antiproibicionistas, nova edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas recebe Luka Franca, coordenadora estadual de organização do Movimento Negro Unificado - SP, e a vereadora e ativista política Keit Lima. A conversa será mediada por Juliana Borges;

Roberta Oliveira é cantora e compositora campineira, que reside em São Paulo há mais de duas décadas

São Paulo, março de 2025 – A Iniciativa Negra convida a sociedade para mais uma edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas. O primeiro encontro do ano está marcado para 20 de março, às 19h, no espaço Bananal, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Sendo o Boteco um espaço de conversa e troca sobre temas urgentes e necessários, esta edição debaterá a temática Mulheres e Liberdade: Perspectivas Antiproibicionistas, abordando os impactos das políticas proibicionistas e do encarceramento, além de discutir caminhos para uma política de bem viver.

O encontro se caracteriza por sua  conversa ativa e acolhedora, mediada pela coordenadora de advocacy da Iniciativa Negra Juliana Borges. O papo terá a presença de Luka Franca, coordenadora estadual de organização do Movimento Negro Unificado – SP, jornalista e ativista feminista na organização dos atos do 8 de março na capital paulista, e Keit Lima, vereadora de São Paulo e ativista política. O objetivo é proporcionar um diálogo acessível e humanizado, no qual as convidadas compartilham suas vivências e reflexões, fortalecendo a construção de uma agenda feminista antipunitiva.

Da esquerda para a direita, Keit Lima, vereadora em São Paulo; e Luka Franca, coordenadora estadual de organização do MNU-SP

Para tornar o encerramento do mais leve e interativo, haverá a dinâmica Puxa e Solta, de perguntas rápidas às convidadas, que também devem dar respostas imediatas. Em seguida, a noite será celebrada com samba ao vivo de Roberta Oliveira, cantora e compositora campineira que usa música como ferramenta política e de denúncia. Com um repertório que evidencia temas como racismo e religiosidade afro-brasileira, Roberta, que já  participou de diversos coletivos musicais, comanda a roda de samba Samburbano.

O evento tem  apoio do Bananal, que cede o espaço para a realização do encontro, e da Cozinha Ocupação 9 de Julho, responsável pela venda de comidas e bebidas. Além disso, a iniciativa conta com o suporte da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).

Sobre a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.

Sobre o Bananal
BANANAL é um centro cultural coletivo localizado na Barra Funda, voltado à produção, difusão e circulação de projetos de artistas e iniciativas fora do circuito institucional. Fundado em 2021, o espaço se dedica a pensar e acolher projetos que valorizem a história do bairro e suas comunidades, seja nas artes visuais, visitas pelo território, atividades formativas, festivais de música e a elaboração de registros da história da Barra Funda. Aos sábados e em dias de evento, o BANANAL abre o bar em parceria com a Cozinha Ocupação 9 de Julho.

SERVIÇO

Evento: Boteco Brasileiro de Política de Drogas – Mulheres e Liberdade: Perspectivas Antiproibicionistas
Data: 20 de março de 2025 (quinta-feira)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Bananal
Endereço: Rua Lavradio, 237 – Barra Funda

Programação:
19h – Abertura e recepção do público
19h30 – Mesa “Mulheres na Política de Drogas e Anti-Cárcere”

  • Mediação: Juliana Borges
  • Participações: Luka Franca e Keit Lima

20h15 – Momento “Puxa e Solta” – Perguntas rápidas às convidadas
20h30 – Samba com Roberta Oliveira
22h – Encerramento

Realização e Apoio
Local: Bananal
Alimentação e bebidas: Cozinha da Ocupação 9 de Julho
Apoio: Senad

Entrada gratuita. Bebidas e comidinhas à venda no local.

-+=
Sair da versão mobile