Guest Post »

Inscrições abertas para o I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro.

Do Brasil de Fato

Serão sete prêmios para Comunidades Quilombolas, 15 para Coletivos Culturais e 10 para Comunidades Tradicionais de Matriz Africana / Foto: Divulgação/SPS-CE

Até o dia 11 de fevereiro, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está com inscrições abertas para o I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará, que tem como objetivo reconhecer e valorizar as formas de expressão, de celebrações e de saberes realizadas por coletivos negros, das comunidades quilombolas e tradicionais de matriz africana e afro-brasileira no Ceará. Confira o edital e mais informações na página da Secult.

Ao todo, serão sete prêmios para Comunidades Quilombolas reconhecidas pelo Movimento Quilombola do Estado do Ceará através da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cequirce), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e as certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Quinze prêmios para Coletivos Culturais Negros de manifestações culturais, artísticos e literários originários de matriz africana e afro-brasileira, tais como: afoxé, capoeira, maracatu, samba, tambor de crioula, afro empreendedores, coletivos de jovens e mulheres negras. E, por fim, dez prêmios para a categoria Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-brasileira, que se reconheçam como candomblé, omolocô, umbanda, tambor de mina, jurema, benzedeiras e rezadeiras.

Related posts