INSS corta benefício e mães de crianças com microcefalia protestam em Pernambuco

Há três meses que 22 mães de crianças com microcefalia em Pernambuco estão sem receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no valor de R$ 998, de acordo com a União de Mães de Anjos (UMA). Apoiadores da causa se uniram a 97 mulheres em um protesto contra essa suspensão realizado em frente ao prédio do órgão em Recife na manhã desta quinta-feira.

Por Louise Queiroga, Do Extra

Anderson Fetter / Agencia RBS

Segundo Germana Soares, presidente da UMA, o benefício mensal era a única renda de boa parte das famílias, sendo portanto fundamental para arcar não apenas com os custos das consultas, exames e terapias dos pequenos, mas também da própria despesa de casa.

— O benefício nos ajuda com tudo, porque é nossa única renda. Desde que as crianças nasceram a gente não consegue mais trabalhar. É uma dedicação extrema — explicou. — Devido à complexidade das crianças e das necessidades delas esse dinheiro é para absolutamente tudo. É o sustento da casa, pagando as contas de aluguel, água, luz e o sustento dos outros filhos. Esse dinheiro é a sobrevivência dessas mulheres, dessas mães.

A associação postou um vídeo da manifestação nas redes sociais, frisando que estão lutando para não perder seus direitos. Na publicação, a União de Mães de Anjos acrescentou a hashtag: #NenhumDireitoAMenos.

Por meio de nota, o Ministério da Cidadania informou que já está em contato com a União de Mães de Anjos e “aguarda o envio dos dados das beneficiárias do BPC para verificação de suas situações cadastrais”.

— O INSS não sabe justificar o por que da suspensão, disse que não há divergências financeiras nem irregularidades com os nossos cadastros. Só está no sistema a ordem de suspensão e aparentemente sem nenhum motivo — afirmou Germana.

 

+ sobre o tema

Baixa cobertura vacinal contra HPV favorece casos de câncer

Sete em cada dez casos de câncer de colo...

Alcance e capacitação profissional são desafios do SUS para tratamento de autismo

Na sala de estimulação sensorial, equipada com piscina de...

Saúde e iniqüidades raciais no Brasil: o caso da população negra

Por: Isabel C.F. da Cruz* O Núcleo de Estudos sobre Saúde...

Mortalidade materna cai 43% no Brasil entre 1990 e 2013, diz OMS

O Brasil registrou uma queda de 43% na proporção...

para lembrar

Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

Cientistas acreditam ter obtido o maior avanço no tratamento...

Saúde e iniqüidades raciais no Brasil: o caso da população negra

Por: Isabel C.F. da Cruz* O Núcleo de Estudos sobre Saúde...

Conheça sete problemas de saúde que dificultam a gravidez

Por: Maria Laura Albuquerque Antes de um casal tentar engravidar, é...
spot_imgspot_img

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Saúde: 307 crianças ianomâmis desnutridas foram resgatadas em 2023

Ao longo do ano de 2023, 307 crianças ianomâmis diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram resgatadas e recuperadas, segundo o Ministério da Saúde. Há quase...
-+=