Instituto aponta estimativa de 520 novos casos de câncer de próstata no AM neste ano

A partir de hoje, o Programa Saúde Manaus Itinerante disponibiliza uma unidade no estacionamento da Maternidade Moura Tapajóz, entre outros locais

no Diário24AM

Com estimativa de 520 novos casos de câncer de próstata no Amazonas, em 2016, é necessário atenção, cuidado e prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza, este mês, exames em unidades móveis para combater este tipo de câncer, que é o de maior incidência no Amazonas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

O câncer de próstata atinge, principalmente, homens a partir dos 65 anos, de acordo com o Inca. O risco é de que os tumores cresçam de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, o que pode levar o paciente à morte. No entanto, segundo o Inca, a maioria dos casos cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Segundo estimativas do instituto, o ano de 2016 fechará com 520 novos casos de câncer de próstata, no Amazonas. São 28,08 novos casos a cada 100 mil habitantes, no Estado. Somente em Manaus, 330 homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata, uma média de 35,31 manauaras a cada 100 mil.

Atendimento

As unidades do Programa Saúde Manaus Itinerante disponibilizarão exames para homens, durante a campanha Novembro Azul, como ultrassonografia da próstata via abdominal, abdômen total e superior, tireoide e aparelho urinário. No entanto, a Semsa alerta que as unidades do Programa Saúde Manaus Itinerante não realizam consultas médicas de rotina e que o usuário deve apresentar requisição médica para a realização dos exames oferecidos na campanha. Na rede municipal, as solicitações são feitas pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, afirma que a ampliação do atendimento aos homens tem como finalidade facilitar o acesso do público masculino aos exames preventivos. “A população masculina, tradicionalmente, procura pouco as unidades de saúde. Neste momento, queremos chamar a atenção dos homens para a necessidade de cuidar da saúde, oferecendo maior acesso aos exames preventivos de imagem”, disse Leão.

Programação
A partir desta segunda-feira, o programa disponibiliza uma unidade no estacionamento da Maternidade Moura Tapajóz, na Compensa. O serviço itinerante de saúde também estará na Rua Bélgica com a Rua Argentina, no Parque das Nações, até 17 de novembro. Outro ponto de atendimento será na unidade no estacionamento da Arena Amadeu Teixeira, até o dia 18. A unidade localizada na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) fará atendimento até o dia 25 de novembro.

Cada zona geográfica da cidade possui uma unidade de referência para a entrega dos resultados dos exames. Na zona norte, o usuário deve procurar a UBS Balbina Mestrinho; na zona leste, a UBS Leonor Brilhante; na oeste, a UBS Leonor de Freitas; e na zona sul, a UBS Vicente Pallotti.

No dia 26 deste mês, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) fará uma ação de rastreamento do câncer de próstata, ofertando consultas e exames de PSA gratuitos a 100 homens, com idade entre 50 e 70 anos. Os homens que serão atendidos já foram cadastrados.

+ sobre o tema

Merkel: Cumplicidade do povo alemão levou ao nazismo

A Alemanha lembrou nesta quarta-feira os 80 anos da...

Cartilhas orientam famílias de adolescentes em conflito com a lei

Quando um adolescente é apreendido pela polícia, suspeito de...

Barroso diz em sabatina que acredita na diversidade e no respeito aos direitos humanos

Indicado para vaga de ministro do STF, advogado passa...

para lembrar

Senadores divergem sobre o que é e o que não é trabalho escravo

    José Carlos, Kátia Abreu fez essas considerações durante a primeira...

Presidenta da Funai toma posse prometendo reconstrução

Numa cerimônia marcada pela emoção e por discursos fortes,...

Vacinação em queda no Brasil preocupa autoridades por risco de surtos e epidemias de doenças fatais

Desde 2013, a cobertura de vacinação para doenças como...

Skinheads agridem artistas na praça Roosevelt

Um grupo de skinheads atacou pessoas que circulavam pela...
spot_imgspot_img

Curso introdutório de roteiro para documentário abre inscrição

Geledés Instituto da Mulher Negra está promovendo formações totalmente online para jovens negres em todo o Brasil. Com um total de 6 formações independentes...

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e...

“Geledés é uma entidade comprometida com a transformação social”, diz embaixador do Brasil no Quênia

Em parceria com a Embaixada do Brasil no Quênia, Geledés - Instituto da Mulher Negra promoveu nesta sexta-feira 10, o evento “Emancipação Econômica da...
-+=