Instituto aponta estimativa de 520 novos casos de câncer de próstata no AM neste ano

A partir de hoje, o Programa Saúde Manaus Itinerante disponibiliza uma unidade no estacionamento da Maternidade Moura Tapajóz, entre outros locais

no Diário24AM

Com estimativa de 520 novos casos de câncer de próstata no Amazonas, em 2016, é necessário atenção, cuidado e prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza, este mês, exames em unidades móveis para combater este tipo de câncer, que é o de maior incidência no Amazonas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

O câncer de próstata atinge, principalmente, homens a partir dos 65 anos, de acordo com o Inca. O risco é de que os tumores cresçam de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, o que pode levar o paciente à morte. No entanto, segundo o Inca, a maioria dos casos cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Segundo estimativas do instituto, o ano de 2016 fechará com 520 novos casos de câncer de próstata, no Amazonas. São 28,08 novos casos a cada 100 mil habitantes, no Estado. Somente em Manaus, 330 homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata, uma média de 35,31 manauaras a cada 100 mil.

Atendimento

As unidades do Programa Saúde Manaus Itinerante disponibilizarão exames para homens, durante a campanha Novembro Azul, como ultrassonografia da próstata via abdominal, abdômen total e superior, tireoide e aparelho urinário. No entanto, a Semsa alerta que as unidades do Programa Saúde Manaus Itinerante não realizam consultas médicas de rotina e que o usuário deve apresentar requisição médica para a realização dos exames oferecidos na campanha. Na rede municipal, as solicitações são feitas pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, afirma que a ampliação do atendimento aos homens tem como finalidade facilitar o acesso do público masculino aos exames preventivos. “A população masculina, tradicionalmente, procura pouco as unidades de saúde. Neste momento, queremos chamar a atenção dos homens para a necessidade de cuidar da saúde, oferecendo maior acesso aos exames preventivos de imagem”, disse Leão.

Programação
A partir desta segunda-feira, o programa disponibiliza uma unidade no estacionamento da Maternidade Moura Tapajóz, na Compensa. O serviço itinerante de saúde também estará na Rua Bélgica com a Rua Argentina, no Parque das Nações, até 17 de novembro. Outro ponto de atendimento será na unidade no estacionamento da Arena Amadeu Teixeira, até o dia 18. A unidade localizada na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) fará atendimento até o dia 25 de novembro.

Cada zona geográfica da cidade possui uma unidade de referência para a entrega dos resultados dos exames. Na zona norte, o usuário deve procurar a UBS Balbina Mestrinho; na zona leste, a UBS Leonor Brilhante; na oeste, a UBS Leonor de Freitas; e na zona sul, a UBS Vicente Pallotti.

No dia 26 deste mês, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) fará uma ação de rastreamento do câncer de próstata, ofertando consultas e exames de PSA gratuitos a 100 homens, com idade entre 50 e 70 anos. Os homens que serão atendidos já foram cadastrados.

+ sobre o tema

O vencedor de competição de programação do Google sem acesso à internet

O primeiro vencedor africano do disputado concurso anual de...

Que mídia é essa?

O que a grande mídia, porta-voz e holofote da...

Estado dos EUA aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo

Depois de um longo processo de desenvolvimento, debates, estudos...

para lembrar

Concursos com inscrições abertas nesta segunda somam 27 mil vagas

Há cargos para todos os níveis de escolaridade.Salários chegam...

Grupo aciona Supremo por direito a aborto se mulher tiver zika

A Associação Nacional de Defensores Públicos ingressa nesta quarta-feira...

Mulher trabalha 5,4 anos a mais do que homem, diz estudo do Ipea

A mulher trabalha 5,4 anos a mais do que...

Mulheres promovem marcha pelo parto domiciliar em Fortaleza

Mulheres que lutam pela escolha do parto em casa...
spot_imgspot_img

Interseccionalidade de gênero e raça é tema de debate nas Nações Unidas

Entre os dias 10 e 11 de outubro, a Seção de Direitos das Mulheres e Gênero do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos...

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...
-+=