Instituto Nextel capacita jovens em situação de risco social

Em São Paulo 134 alunos se formaram no programa Conexão Direta com o Futuro, por meio do curso de “Teleatendimento e Informática” e outros 28 estudantes receberam o diploma do curso de “Web Design” pelo programa Conexão Digital, sendo que dois já foram contratados pela AgênciaClick, parceira do Instituto. Em Salvador são 117 formandos pelo Conexão Direta e no Rio de Janeiro outros 87 jovens receberão seus certificados no dia 28 de julho.

Os cursos do Instituto Nextel são voltados para jovens de 16 a 24 anos, em situação de risco social, que tenham concluído o ensino médio ou que sejam estudantes de escolas públicas. Os interessados devem participar de um processo seletivo que acontece sempre nos meses de maio e outubro. Além de toda a infraestrutura das unidades, os alunos recebem ticket alimentação (cesta familiar), material didático e pedagógico, uniforme e têm acesso a bens culturais, onde participam de excursões diversas, visitas a museus, teatros, entre outras atividades.

Desde o início das atividades do Instituto Nextel, em 2007, mais de 800 jovens já foram beneficiados pelos cursos de formação integral.

O Conexão Direta com o Futuro tem duração de seis meses, com quatro horas diárias e uma grade curricular que contempla aulas de português, matemática, inglês, informática, técnica de atendimento a clientes e de vendas, além de expressão corporal. Na parte prática (vivência), os jovens têm a oportunidade de conhecer o ambiente real do mundo do trabalho, nas áreas de call center, assistência técnica e vendas da empresa. Em paralelo, são realizadas oficinas de discussão que englobam temas de reflexão sobre a relação familiar e convivência coletiva, instigando o autoconhecimento e valorizando uma formação integral.

Já o Conexão Digital, em parceria com a AgênciaClick, é um curso de Web Design, com grade curricular que contempla lógica de programação, educação financeira, comunicação, empreendedorismo e vivência. São 140 horas de duração, em aulas que acontecem duas vezes por semana, para alunos que já tenham concluído o curso do programa Conexão Direta com o Futuro, em um projeto de educação continuada, que tem como objetivo desenvolver competências na área de tecnologia para inserção no mercado de mídias digitais.

“O intuito do Instituto Nextel é formar o aluno de forma global, para que ele se torne um agente do processo de desenvolvimento pessoal e familiar. Geralmente esses jovens nos procuram objetivando uma formação específica e ao término do curso eles demonstram que aprenderam a pensar em cidadania a partir da vivência no Instituto”, declarou Wandreza Ferreira, gerente de Responsabilidade Social da Nextel e diretora do Instituto Nextel.

 

 

Fonte: Gife

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Uma carta aberta a FHC que merece ir para os livros de história

por Renato Rovai Segue uma Carta Aberta de...

Carta ao STF – Caso Militão

Recurso Extraordinário 597.285/RS Excelentíssimo Senhor Ministro Ricardo Lewandowiski. Nobre...

Datafolha: Haddad sobe, Serra cai e Kassab despenca

Na disputa eleitoral em SP, Russomano lidera com...

Condenação de Levy Fidelix: não confunda opinião com discurso de ódio

Um dos pontos mais baixos da campanha presidencial do...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=