Instituto Oyá realiza desfile no MAM com peças produzidas por alunos do curso de moda em Pirajá

Coleção "Transformação" é resultado dos cursos de Moda, Modelagem e Corte & Costura oferecidos gratuitamente pelo Instituto Oyá.

O Instituto Oyá promove um desfile no dia 18 de dezembro no Museu de Arte Moderna da Bahia, apresentando peças originais criadas por alunos do curso de Moda, Modelagem e Corte & Costura, oferecido gratuitamente dentro do projeto Oyá Criativa, no bairro de Pirajá (Salvador-Ba). A coleção “Transformação” tem curadoria do diretor criativo ítalo-brasileiro Giovanni Bianco e apresenta 30 modelos que fazem referência às águas dos rios e mares que entrecruzam a Bahia em suas conexões políticas, sociais e culturais. 

O desfile que mistura moda, cultura e arte é fechado para convidados e contará com a participação de artistas e profissionais que estiveram envolvidos no processo de construção das peças. O projeto é uma das frentes de ação do Instituto Oyá e foi desenvolvido por oito meses com orientação de quatro professores especialistas: Ana Paula Tadeu e Leila Saron, mentoras no processo de modelagem e corte e costura; e dos estilistas Carolina Gold e Cid Brito. O curso contou ainda com palestrantes convidados, entre eles, o artista da beleza Ricardo dos Anjos; o diretor criativo do Oyá, Alberto Pitta, considerado um dos mais importantes artistas plásticos na criação do que hoje se conhece por estampas afro-baianas; e a participação de Giovanni Bianco na concepção e curadoria para o desfile. A produção do desfile é assinada por Lícia Fábio Produções. 

Essa é a segunda edição do projeto Oyá Criativa, que tem como objetivo contribuir na profissionalização de jovens e adultos de comunidades periféricas e fomentar a economia criativa nas comunidades locais. Nesse ano de 2021 o curso contou com cerca de 70 alunos de diversas faixas etárias. Segundo a Ialorixá e Gestora do Instituto Oyá, Nívia Luz, a ideia do projeto é criar oportunidade e contribuir para o crescimento e florescimento de carreiras, além de promover educação, acesso ao mercado de trabalho e transformação social, a partir de exemplos positivos. “Tenho várias histórias de alunos que chegaram no Oyá e se destacaram ao desenvolver suas habilidades. Alguns que chegaram ainda crianças e hoje integram a nossa equipe criativa”, destaca Nívia.

O tema do desfile “Transformação” foi pensado coletivamente entre alunos, professores e mentores. Os modelos criados trazem elementos que remetem ao mar ou rio e suas ligações culturais e religiosas como redes de pesca e búzios. Para finalização e aprimoramento das peças, os alunos da Oyá Criativa também contaram com oficinas de Estamparia e Moulagem. Após o desfile de apresentação, as peças ficarão expostas no acervo da instituição. 

SOBRE O INSTITUTO OYÁ

Em mais de 20 anos de existência, o Instituto Oyá já beneficiou milhares de jovens da comunidade de Pirajá e entorno, através de atividades educacionais, artísticas e cultura por meio dos projetos: Oyá Educa, Oyá Criativa e Oyá Social.

O Instituto Oyá, fundado em 1998 dentro do terreiro Ilê Axé Oyá, em Pirajá, surgiu a partir do desejo da Ialorixá, Anísia da Rocha Pitta e Silva, Mãe Santinha, em contribuir para o desenvolvimento humano, intelectual e artístico de crianças e jovens do bairro, em situação de vulnerabilidade. Pirajá é um território historicamente reconhecido pela sua resistência e o Instituto Oyá segue escrevendo essa história, oferecendo oportunidades de crescimento para jovens que até hoje resistem aos desafios e adversidades em busca da sua própria independência .

OYÁ CRIATIVA

O Oyá Criativa possibilita o acesso ao aperfeiçoamento e encaminhamento formativo de carreira profissional, especialmente os preparando para compreender as dinâmicas do mercado de trabalho e as possibilidades de inserção afirmativa e mobilidade funcional. Ao mesmo tempo oferece elementos à compreensão do ambiente do mundo do trabalho e das perspectivas no mercado, além de subsídios para compreender a redução das desigualdades econômicas. Com isso considera-se as diversidades que são geradas dentro dos contextos sociais que os jovens e adultos estão inseridos, para mirar possibilidades futuras com criatividade e pensamento empreendedor.

FICHA TÉCNICA

Presidenta: Maria Antônia Pita e Silva

Coordenação Geral: Nívia Luz

Diretor Criativo: Alberto Pitta

Curadoria: Giovanni Bianco

Stylist: Renata Correa

Maquiagem: Ricardo dos Anjos

Coordenação Oyá Criativa: Nelson Mendes

Professores Design de Moda: Carolina Gold e Cid Brito

Professora Corte & Costura: Leila Saron

Professora Modelagem: Ana Paula Tadeu

Operacional: Ivaldino Júnior

Consultor de Branding: Romero Mateus

Comunicação Visual: Jeferson Lima

Redação: Evandro Cruz

Suporte Operacional: Lúcia Maria, Eric da Hora, Luciele Sales, Jonas Eduardo, Alisson Freitas, Paulo Oliveira, Walter Júnior, Patrícia Ribeiro, Veko Araújo.

Alunos: 

Produção Executiva: Lícia Fábio Produções

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Poema para Elaine, por Adriana Graciano

por Adriana Graciano E xiste um tipo de amor de tal...

Dandara: esposa, mãe e guerreira

Herói negro conhecido pela luta contra a opressão negra...

para lembrar

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção Por: Raphael...

SPFW N41 apresenta diversidade de modelos em suas passarelas

Não há nada melhor que o frescor de uma...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...
-+=