Instituto Oyá realiza desfile no MAM com peças produzidas por alunos do curso de moda em Pirajá

Coleção "Transformação" é resultado dos cursos de Moda, Modelagem e Corte & Costura oferecidos gratuitamente pelo Instituto Oyá.

O Instituto Oyá promove um desfile no dia 18 de dezembro no Museu de Arte Moderna da Bahia, apresentando peças originais criadas por alunos do curso de Moda, Modelagem e Corte & Costura, oferecido gratuitamente dentro do projeto Oyá Criativa, no bairro de Pirajá (Salvador-Ba). A coleção “Transformação” tem curadoria do diretor criativo ítalo-brasileiro Giovanni Bianco e apresenta 30 modelos que fazem referência às águas dos rios e mares que entrecruzam a Bahia em suas conexões políticas, sociais e culturais. 

O desfile que mistura moda, cultura e arte é fechado para convidados e contará com a participação de artistas e profissionais que estiveram envolvidos no processo de construção das peças. O projeto é uma das frentes de ação do Instituto Oyá e foi desenvolvido por oito meses com orientação de quatro professores especialistas: Ana Paula Tadeu e Leila Saron, mentoras no processo de modelagem e corte e costura; e dos estilistas Carolina Gold e Cid Brito. O curso contou ainda com palestrantes convidados, entre eles, o artista da beleza Ricardo dos Anjos; o diretor criativo do Oyá, Alberto Pitta, considerado um dos mais importantes artistas plásticos na criação do que hoje se conhece por estampas afro-baianas; e a participação de Giovanni Bianco na concepção e curadoria para o desfile. A produção do desfile é assinada por Lícia Fábio Produções. 

Essa é a segunda edição do projeto Oyá Criativa, que tem como objetivo contribuir na profissionalização de jovens e adultos de comunidades periféricas e fomentar a economia criativa nas comunidades locais. Nesse ano de 2021 o curso contou com cerca de 70 alunos de diversas faixas etárias. Segundo a Ialorixá e Gestora do Instituto Oyá, Nívia Luz, a ideia do projeto é criar oportunidade e contribuir para o crescimento e florescimento de carreiras, além de promover educação, acesso ao mercado de trabalho e transformação social, a partir de exemplos positivos. “Tenho várias histórias de alunos que chegaram no Oyá e se destacaram ao desenvolver suas habilidades. Alguns que chegaram ainda crianças e hoje integram a nossa equipe criativa”, destaca Nívia.

O tema do desfile “Transformação” foi pensado coletivamente entre alunos, professores e mentores. Os modelos criados trazem elementos que remetem ao mar ou rio e suas ligações culturais e religiosas como redes de pesca e búzios. Para finalização e aprimoramento das peças, os alunos da Oyá Criativa também contaram com oficinas de Estamparia e Moulagem. Após o desfile de apresentação, as peças ficarão expostas no acervo da instituição. 

SOBRE O INSTITUTO OYÁ

Em mais de 20 anos de existência, o Instituto Oyá já beneficiou milhares de jovens da comunidade de Pirajá e entorno, através de atividades educacionais, artísticas e cultura por meio dos projetos: Oyá Educa, Oyá Criativa e Oyá Social.

O Instituto Oyá, fundado em 1998 dentro do terreiro Ilê Axé Oyá, em Pirajá, surgiu a partir do desejo da Ialorixá, Anísia da Rocha Pitta e Silva, Mãe Santinha, em contribuir para o desenvolvimento humano, intelectual e artístico de crianças e jovens do bairro, em situação de vulnerabilidade. Pirajá é um território historicamente reconhecido pela sua resistência e o Instituto Oyá segue escrevendo essa história, oferecendo oportunidades de crescimento para jovens que até hoje resistem aos desafios e adversidades em busca da sua própria independência .

OYÁ CRIATIVA

O Oyá Criativa possibilita o acesso ao aperfeiçoamento e encaminhamento formativo de carreira profissional, especialmente os preparando para compreender as dinâmicas do mercado de trabalho e as possibilidades de inserção afirmativa e mobilidade funcional. Ao mesmo tempo oferece elementos à compreensão do ambiente do mundo do trabalho e das perspectivas no mercado, além de subsídios para compreender a redução das desigualdades econômicas. Com isso considera-se as diversidades que são geradas dentro dos contextos sociais que os jovens e adultos estão inseridos, para mirar possibilidades futuras com criatividade e pensamento empreendedor.

FICHA TÉCNICA

Presidenta: Maria Antônia Pita e Silva

Coordenação Geral: Nívia Luz

Diretor Criativo: Alberto Pitta

Curadoria: Giovanni Bianco

Stylist: Renata Correa

Maquiagem: Ricardo dos Anjos

Coordenação Oyá Criativa: Nelson Mendes

Professores Design de Moda: Carolina Gold e Cid Brito

Professora Corte & Costura: Leila Saron

Professora Modelagem: Ana Paula Tadeu

Operacional: Ivaldino Júnior

Consultor de Branding: Romero Mateus

Comunicação Visual: Jeferson Lima

Redação: Evandro Cruz

Suporte Operacional: Lúcia Maria, Eric da Hora, Luciele Sales, Jonas Eduardo, Alisson Freitas, Paulo Oliveira, Walter Júnior, Patrícia Ribeiro, Veko Araújo.

Alunos: 

Produção Executiva: Lícia Fábio Produções

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

O preconceito racial será abordado na série do Luke Cage

Jeph Loeb, chefe da divisão de TV da Marvel...

Yzalú: Alma Negra

Yzalú: Alma Negra. Confira a canção abaixo: ** ESTE ARTIGO...

Ludmilla vira empresária e lança linha de perucas em parceria com empresa dos EUA

Sucesso no mundo da música, Ludmilla vai virar empresária...

Adriana Alves mostra o rostinho de Olivia, sua filha com Olivier Anquier

Adriana Alves mostrou o rostinho de sua primeira filha...

para lembrar

Mostra de criadoras em moda afro-latinas, do Sesc 24 de Maio, chega a sua 4ª edição com desfile a céu aberto

Estilistas criam coleção que propõem um diálogo entre ancestralidade...

Com perfis do acadêmico ao ativista, empreendedores africanos valorizam raízes na moda

As histórias de empreendedores africanos no Brasil têm origens tão diferentes...

O caruru de São Cosme e Damião que é meu e que é seu

O mundo não é somente formado pelo eu, mas...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Rastafári, o movimento religioso que começou na Jamaica e se espalhou pelo mundo graças ao reggae e Bob Marley

Cerca de 100 mil pessoas explodiram de alegria quando o avião que transportava o imperador etíope Haile Selassie pousou no aeroporto de Kingston, na Jamaica, em...
-+=