Internautas acusam campanha da Riachuelo de racismo

Anúncio especial para O Dia Internacional da Mulher gera polêmica nas redes sociais ao ter uma mulher negra vestindo uma branca

A Riachuelo causou polêmica nas redes na tarde de ontem ao divulgar a campanha para o Dia Internacional da Mulher. Nela, uma mulher negra serve uma branca.

Com o conceito “O dia da mulher brasileira”, o filme de trinta segundos traz uma modelo branca como principal, seguida dos braços, mãos e sombras de uma mulher negra colocando acessórios da Riachuelo – como colares e sapatos – nela.

A reação dos internautas nas redes sociais foi tão negativa que a marca retirou o vídeo da campanha do Youtube horas após a publicação. Em posts, os consumidores indagavam por que apenas as mulheres brancas, jovens e ocidentais são homenageadas, enquanto a negra, que não aparece no filme, apenas serve.

riachuelo racismo

 

O blog Blogueiras Negras, que é voltado para a discussão e divulgação de informações sobre temas como este, publicou, na tarde de ontem, um post contra a campanha da Riachuelo. No texto, a blogueira Zaíra Pires afirmou que a presença da negra no comercial é de uma mulher que não consome e apenas serve.

EXAME.com tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Riachuelo, porém, até a publicação desta nota, não tivemos resposta.

Apesar de ter sido excluído da página oficial da Riachuelo, o vídeo foi republicado por outros usuários do Youtube. Clique aqui para assistir.

 

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

para lembrar

MP exige título de doutor para professores de universidades federais

Publicada no Diário Oficial medida foi sancionada pela presidente...

Prouni: prazo para comprovação de dados termina nesta sexta (28)

Documentos devem ser apresentados às instituições de ensino No Brasil...

A influência das línguas africanas no português brasileiro

Do século XVI ao século XIX, o tráfico transatlântico...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=