ITA adota cota para negros já no vestibular deste ano!!!

Enviado por / Fonteno Taiada Web

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, adotará cotas para negros a partir do Vestibular 2019, que abre inscrições em agosto. Das 110 vagas oferecidas pela instituição, 22 serão reservadas para estudantes negros aprovados no processo de seleção –o que corresponde a 20% do total. A reserva foi adotada após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter reconhecido, em abril, a obrigatoriedade da aplicação da Lei de Cotas também nos concursos das Forças Armadas.

O ITA foi criado pela Aeronáutica em janeiro de 1954 e é uma das instituições de ensino superior mais concorridas do país. As vagas disponibilizadas este ano foram disputadas por 9.474 estudantes. Outros 1.661 participaram do vestibular como treineiros.

O ITA recebe inscrições para o Vestibular 2019 entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro. A partir deste ano, pela primeira vez, o processo seletivo terá um novo formato e será realizado em três fases. A primeira acontece , e a segunda fase, nos dias 10 e 11 de dezembro.

Na primeira fase, no dia 23 de novembro,  será aplicada uma prova de 60 questões objetivas, sendo elas de Física, Matemática, Português, Inglês e Química. No primeiro dia da segunda fase, os candidatos terão que responder 10 questões de Matemática e 10 de Química; e no segundo dia, 10 questões de Física e uma redação.

Na terceira fase, que tem caráter eliminatório, os candidatos aprovados passam uma ‘’Inspeção de Saúde’ na sede da instituição. A data desta avaliação ainda não foi definida.

Calendário do Vestibular 2019

Inscrições
De 1º de agosto a 15 de setembro de 2018

Primeira fase
23 de novembro de 2018

Segunda fase
10 e 11 de dezembro de 2018;

Resultado final
21 de dezembro de 2018

+ sobre o tema

para lembrar

Cotas, Prá que ti quero? A Política Social de Cotas Raciais

José Ricardo d'Almeida A polêmica das cotas raciais está cada...

Chamada para submissão de propostas no livro: E quando contarmos nossas histórias?

“E quando contarmos nossas histórias? Trajetórias e experiências de...

Ideologia Tortuosa, por Sueli Carneiro

O mito de a desigualdade racial ser produto das...
spot_imgspot_img

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial ("Cotas sociais, não raciais") explicitando sua posição ideológica sobre as cotas raciais, negando os evidentes resultados...

Reitor da USP repudia ataques a cotas; veja entrevista

Os comitês que decidem quais alunos podem entrar nas universidades por meio das cotas raciais passaram por uma série de polêmicas nos últimos dias...

Não entraria em avião pilotado por cotista?

"Responda com sinceridade, leitor. Você entraria confortavelmente num avião conduzido por alguém que, pelo fato de pertencer à minoria desfavorecida, recebeu um empurrãozinho na...
-+=