Itamar Assumpção ganha estátua na Penha, em São Paulo

A do cantor e compositor é a primeira de cinco estátuas em homenagem a personalidades negras anunciadas este ano pela Prefeitura de São Paulo

O cantor e compositor Itamar Assumpção, representante da chamada vanguarda paulistana da década de 80, terá uma estátua em sua homenagem inaugurada na próxima quarta-feira (15), em frente ao Centro Cultural da Penha.

A inauguração dá continuidade às comemorações do primeiro ano de existência do Museu Itamar Assumpção – MU.ITA. A de Itamar é a primeira de cinco estátuas em homenagem a personalidades negras anunciadas este ano pela Prefeitura de São Paulo. A obra em bronze, com 1,80 m de altura, é assinada pelo artista plástico Leandro Júnior. Criador de peças expostas em museus de Nova Iorque, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, Júnior é professor de arte e escultura em comunidades quilombolas e tem um trabalho voltado para a ancestralidade africana e a história da escravização no Brasil.

Dia de programações

Além da inauguração do monumento, o dia contará com outras programações. A primeira delas é a Missa Afro na Igreja do Largo do Rosário dos Pretos, que começa às 11h e segue em procissão até o local da estátua, em frente ao CCPenha.

A solenidade de inauguração deverá contar com as presenças do ex-ministro da Cultura e Conselheiro do MU.ITA, Gilberto Gil; do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; da Secretária de Cultura do município, Aline Torres e, claro, da família Assumpção.

As Pastoras do Rosário, grupo formado por mulheres negras do bairro da Penha, cantam após a cerimônia e, a partir daí, o microfone fica aberto para a participação do público: poesia, rimas, músicas, todas e todos serão bem-vindes. O Bloco da Micaela anima a tarde no Largo e, às 17h, no Teatro Martins Penna, Anelis Assumpção apresenta um show com canções do Itamar e com a participação de Rincon Sapiência.

O Bloco Ilu Obá de Min traz seus tambores, pernas de pau a partir das 18h, no encerramento das comemorações do dia.

“É fundamental que toda a comunidade negra se movimente para estar presente e fazer ecoar este acontecimento. Não é todo dia que um artista negro brasileiro ganha uma estátua ou que a memória dos nossos é reverenciada. Num momento de tantos retrocessos, precisamos mirar no afrofuturo e reconstruir este país a partir das vivências e potências pretas”, provoca Anelis Assumpção, cantora, compositora e diretora geral do museu que leva o nome do seu pai, Itamar Assumpção.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Itamar vive: primeiro museu virtual sobre um artista negro brasileiro será inaugurado em 20 de novembro

Cantor, compositor, escritor, instrumentista, ator, produtor, artista. Itamar Assumpção...

Itamar Assumpção para crianças

Entre as tantas linguagens artísticas que explorou ao longo...

São Paulo terá cinco novas estátuas de personalidades negras

A escritora Carolina Maria de Jesus, o pentacampeão de...
spot_imgspot_img

SP: Gilberto Gil inaugurará estátua em homenagem a Itamar Assumpção

Ícone da cultura negra brasileira, o cantor Itamar Assumpção, morto em 12 de junho de 2003, ganhará uma estatua de 1,80 mts, no Centro Cultural...

Itamar Assumpção é celebrado em São Paulo no Dia da Consciência Negra

Sábado é Dia da Consciência Negra e entre os muitos eventos que celebrarão esta data há um deles que consagra um dos principais nomes da cultura...

São Paulo terá cinco novas estátuas de personalidades negras

A escritora Carolina Maria de Jesus, o pentacampeão de salto triplo Adhemar Ferreira da Silva, os cantores e compositores Itamar Assumpção e Geraldo Filme...
-+=