Festival ‘Mestre dos Saberes’ homenageia mestres da cultura popular brasileira

Evento traz jongo, samba, capoeira, puxada de rede, afoxé e o cancioneiro popular, entre outras manifestações populares

A partir desta quarta-feira (15) as atrações do festival “Mestre dos Saberes” vão ao ar até domingo (19) de dezembro, sempre a partir das 21h, no canal da Pôr do Som no YouTube em www.youtube.com/pordosomcultural.

Manifestações populares como o bumba meu boi, o jongo, o samba, a capoeira, o samba de roda, a música afro, a puxada de rede, o afoxé e o cancioneiro popular estão reunidas nos shows que terão transmissão gratuita.

Conheça, a seguir, cada uma das atrações do festival “Mestres dos Saberes”

Na quarta-feira (15) o mestre que irá se apresentar é Tião Carvalho, maranhense radicado em São Paulo, que atuando como cantor, compositor, músico, dançarino, brincante e educador, há mais de 40 anos, difunde a cultura popular brasileira no Brasil. Fundador e diretor do Grupo Cupuaçu e com dois discos solos lançados, Tião Carvalho conhece muito sobre danças, cantigas brincadeiras populares e festividades tradicionais.

Com Tião Carvalho (Voz), estão Ariel Coelho (percussão), Celso França (bateria), Ivan Gomes (contrabaixo), Marina Bastos (sopros), Paola Gibram (sanfona e teclado), Pedro Cury (violão e guitarra) e Yuri Carvalho (percussão).

Benedito Luiz Amauro, o mestre Lumumba (Foto: Bruno Marques/Divulgação)

Na quinta-feira (16) é a vez do mestre Lumumba, o Benedito Luiz Amauro, filho de Ogum, “fazedor” de tambores (Oni-lu), conhecedor dos mistérios do ofício milenar da percussão, poeta e compositor, mostrar sua arte. No início da década de 1980, lançou seu primeiro compacto “Cafuné”, ocasião em que conheceu mestre Didi, sacerdote máximo do culto aos ancestrais, que abriu a percepção de Lumumba para o mundo dos ritmos e instrumentos afro-brasileiros.

Acompanhando Lumumba (voz e violão), estão Marquinho Mendonça (guitarra e viola), Bruno Luciano (contrabaixo), Farmer Drummer (bateria) e João Nascimento (percussão).

Mestre Kenura (Foto: Bruno Marques/Divulgação)

Na sexta-feira (17), o mestre Kenura manisfestará a sua arte. Nascido em Itabuna (BA), iniciou-se na capoeira em 1960. Mestre Kenura dedica-se à pesquisa e ao ensino da capoeira angola regional e seu universo musical, coreográfico e simbólico em que se destacam as manifestações do samba de roda, o maculelê e a puxada de rede. Fundou, em 1990, o grupo “Água de Menino”, voltado ao ensino e difusão dessas artes por meio de oficinas, workshops, cursos, aulas e apresentações.

Acompanhando o mestre Kenura (voz, berimbau e atabaque), estão Aline Fernandes (voz e percussão), Edu Guimarães (sanfona e agogô) e Valentina (berimbau, voz, vaso e percussões).

A mestra Ana Maria Carvalho (Foto: Bruno Marques/Divulgação)

No sábado (18), a mestra Ana Maria Carvalho herdeira direta de mestres da cultura popular, cantora, compositora, educadora e brincante ocupa seu espaço no festival. Intérprete do Grupo Cupuaçu, há mais de 20 anos, e cantora e atriz do teatro Ventoforte, há 25 anos. Com um disco solo lançado, ela teve suas composições gravadas por vários artistas. O trabalho autoral da compositora revela forte influência da sua terra natal, o Maranhão, como bumba meu boi, cirandas, forró, cacuriá, ladainhas do Divino Espírito Santo, acalantos, sambas e cantigas de roda tradicionais.

Acompanham Ana Maria Carvalho (voz e maracá), Ana Flor de Carvalho (voz e percussão), Ariel Coelho (percussão), André Fajersztajn (clarinete), Marquinho Mendonça (violão, viola e cavaco) e Guilherme Kafé (baixo), participação especial de Arce Correia (voz).

Jonqueiros (Foto: Bruno Marques/Divulgação)

No domingo (19), o espetáculo Saravá Jongueiros reúne artistas de São Paulo e de Guaratinguetá. “Saravando” a ancestralidade, mestres, as novas gerações, os presentes e os ausentes, o encontro de jongueiros e jongueiras da cidade de São Paulo com os mestres, mestras e descendentes diretos dos Jongueiros do Tamandaré, bairro de Guaratinguetá, lugar histórico do jongo no Estado de São Paulo promete.

De São Paulo: Luiz Fonseca Lobo (voz e tambu), Paulo Dias (voz e tambu), Cesinha Azevedo (voz e tambu). De Guaratinguetá: Regina Helena Jeremias (voz e tambu), Fatinha do Jongo (voz e tambu) e André Jongo (voz e tambu).

Bons shows!

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Morre o Maestro Estevão Maya-Maya aos 78 anos

O maestro, cantor, compositor, escritor e professor Estevão Maya-Maya morreu na...

‘Muitos brancos esquecem a raiz negra do rock’, diz Will Cahoun, do Living Colour

“Devo prestar homenagem a uma das minhas artistas mais...

Dani Nega lança a música Sai Boy

Dani Nega lança a música "Sai Boy" acompanhada de...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Rastafári, o movimento religioso que começou na Jamaica e se espalhou pelo mundo graças ao reggae e Bob Marley

Cerca de 100 mil pessoas explodiram de alegria quando o avião que transportava o imperador etíope Haile Selassie pousou no aeroporto de Kingston, na Jamaica, em...
-+=