O palco da Sala Itaú Cultural é um dos espaços da cidade que recebem a programação do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo (FTNsp), o qual volta à agenda cultural da cidade após um hiato de três anos. O IC abre a programação do evento com o espetáculo cênico-musical Herança, com a Cia Burlantis, de Minas Gerais, na sexta-feira, 17. No sábado e domingo (18 e 19), recebe a companhia baiana Núcleo da Tribo Itacaré com a peça Vamos pra Costa? cuja direção artística e criação são de Verusya Correia.
Na semana seguinte, dias 21 e 22 (terça-feira e quarta-feira), quem sobe ao palco é a Casa Tumac, uma Fundação Afrocolombiana sediada em Medellín, com Atarugao Rostros Invisibles. A peça faz parte da programação internacional, que integra o festival pela primeira vez.
De terça-feira a sábado as apresentações têm início às 20h. No domingo, o horário é 19h. Como em toda a programação do Itaú Cultural, a entrada é gratuita. Os ingressos devem ser reservados a partir das 12h da terça-feira da semana de apresentação das encenações, pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.
Abertura e celebração
O espetáculo cênico-musical Herança, com a Cia Burlantis, de Minas Gerais, abre o festival colocando em cena um dos ícones da cultura afro mineira: Maurício Tizumba, que completou 50 anos de carreira em 2023, quando a peça estreou. Dirigido por Grace Passô, a narrativa faz uma busca e resgate da herança cultural afro-brasileira, servindo de bússola para a diáspora negra.
Maurício divide a cena com Júlia Tizumba e Sérgio Pererê, outros dois renomados multiartistas. O trio usa o som, o movimento e objetos de família como elementos poéticos para contar suas histórias. Nesta trama de enredos pessoais, documentais e oníricos, eles escavam histórias íntimas, como se vissem a África em um espelho.
Nos dias 18 e 19 (sábado e domingo) é a vez do grupo baiano Núcleo da Tribo Itacaré subir ao palco com Vamos pra Costa? sob a direção de Verusya Correia. A dança é o suporte dessa apresentação que mostra a rotina dos pescadores artesanais na Praia da Costa, em Itacaré, na Bahia.
Relatos de experiências e registros fotográficos serviram como base para a seleção dos materiais usados na composição do espetáculo, que tem como elemento cênico central a corda, instrumento importante para o bom resultado de uma pescaria. Em cena, os dançarinos Arionilson Xixito, Guilherme Pitche e Valmilson Pericles, cujo ofício é a pesca, usam a improvisação corporal para analisar os modos de organização e de interação que compõem esta atividade.
Da Colômbia
A programação do festival Dona Ruth no Itaú Cultural encerra nos dias 21 e 22 (terça-feira e quarta-feira), às 20h, com Atarugao Rostros Invisibles, do grupo Casa Tumac. A Fundação Afrocolombiana Casa Tumac é uma organização sem fins lucrativos. Com sede em Medellín, se dedica à preservação e à disseminação das diversas expressões culturais do Pacífico colombiano.
A dança é o fio condutor de Atarugao Rostros Invisibles para contar a história de nove homens negros, de diferentes regiões. Eles chegam a uma cidade maior em busca do que definem como progresso, levando consigo sonhos, histórias e sua cultura, presente no andar, falar, cantar e dançar. No entanto, o grupo é recebido com hostilidade, poucas oportunidades e muita discriminação. Esta mesma cidade que os estigmatiza e segrega pela cor da pele e origem, acaba sendo construída por eles e seus pares, como pedreiros, trabalhadores informais, vendedores e catadores de lixo. Nestas condições, eles passam a desenvolver formas de resistência.
Sobre o festival
O Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo (Dona Ruth: FTNsp) nasceu em 2019, com a proposta de mobilizar encontros, fruições, reflexões e diálogos sobre produções artísticas que se afirmam como arte negra, por diversos modos do fazer artístico. Celebra os teatros negros enquanto experiências artísticas históricas e contemporâneas, e se firma como território de ação política, poética, estética e ética.
Tem como sua permanente homenageada a atriz Ruth de Souza (1921-2019). Mulher negra, artista e uma das atrizes mais importantes da história do teatro, do cinema e da teledramaturgia no Brasil, fez sua excelência técnica e ativismo virarem referência artística e intelectual, e símbolo de abertura de caminhos para artistas negros de diferentes gerações.
Depois da estreia em 2019, o festival teve sua 2ª edição em 2020, on-line, devido à Covid-19, e a 3ª em 2021, em formato híbrido, ainda sob os efeitos da pandemia. Além destas primeiras edições anteriores, promoveu atividades especiais, como 100 anos de Ruth de Souza: um sonho que se no tempo, em 2021, e o lançamento do livro Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: a trajetória e o protagonismo de Léa Garcia, de Júlio Claudio da Silva, com participação de Lea e do cineasta Joelzito Araújo, em 2023 – mesmo ano em que realizaram a edição Pré-Festival: compartilhamentos curatoriais.
Após uma ausência de três anos, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo está de volta à programação presencial em sua 4ª edição, que acontece no Itaú Cultural, Sesc 24 de Maio e Sesc Bom Retiro, no Instituto Brasileiro de Teatro – IBT e na Funarte. Com curadoria de Soraya Martins e de Gabriel Cândido, também diretor geral, reúne espetáculos e Giras de Conversa, com os críticos convidados Deise de Britto e Guilherme Diniz, além de ações formativas do Quilombo Artístico-Pedagógico.
Neste ano, pela primeira vez o evento tem programação internacional, com duas encenações latino-americanas. Da Colômbia, recebe Atarugao Rostros Invisibles, da Casa Tumac, e de Cuba, Kid Chocolate, do Grupo Ritual Cubano Teatro, ambos pela primeira vez no Brasil.
A 4a edição do evento tem patrocínio do Banco Itaú via Lei Rouanet e apoio do Programa Iberescena.
SERVIÇO:
Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo – 4ª edição – no Itaú Cultural
Dias 9, 17 a 19 e 21 e 22 de outubro
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
PROGRAMAÇÃO
Dia 17 de outubro (sexta-feira), às 20h
Espetáculo Herança
Com a Cia Burlantis (MG) [teatro]
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 72 minutos
Classificação indicativa: Livre
Dias 18 e 19 de outubro (sábado, às 20h, e domingo às 19h)
Vamos pra Costa?
Com Núcleo da Tribo Itacaré (BA) [dança]
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: Livre
Dias 21 e 22 de outubro (terça-feira e quarta-feira), às 20h
Espetáculo Atarugao Rostros Invisibles
Com Casa Tumac (COL) [dança]
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: Livre
Haverá tradução simultânea
PROTOCOLOS / Sala Itaú Cultural:
– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
– Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
– O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção “Minhas compras” no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.
Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.