Itaú Cultural Play realiza a pré-estreia nacional de A Última Floresta, filme do diretor Luiz Bolognesi roteirizado com Davi Kopenawa Yanomami

Um dos principais lançamentos do cinema brasileiro em 2021, o longa-metragem documental pode ser visto gratuitamente on-line na plataforma de streaming de cinema do Itaú Cultural. A exibição do filme, cujo roteiro foi escrito por Bolognesi e o líder indígena e xamã Davi Kopenawa Yanomami, acontece uma semana antes da estreia nos cinemas. No dia seguinte, o cineasta participa de live na página do Youtube da instituição.

A exibição de A Última Floresta alcança todo o país gratuitamente, com a pré-estreia oficial no dia 2 de setembro (quinta-feira), das 19h às 23h, na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro. Dirigido pelo consagrado cineasta Luiz Bolognesi e roteirizado por ele e o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, o longa-metragem acompanha a luta de um grupo Yanomami contra os garimpeiros que ocupam o seu território legalmente demarcado. Ainda, às 18h do dia seguinte à pré-estreia, 3 de setembro, sexta-feira, Bolognesi faz uma live, na página de YouTube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural.

Acessível gratuitamente pelo site itauculturalplay.com.br e pelos Apps dos dispositivos móveis IOS e Android, o filme, produzido pela Gullane e Buriti Filmes, é disponibilizado on-line uma semana antes da estreia nos cinemas, em 9 de setembro. 

Um dos principais lançamentos do cinema nacional em 2021, A Última Floresta foi premiado em importantes festivais da Alemanha, Canadá e Coreia do Sul. Destaque para os prêmios – Melhor Documentário no Festival Zeichen der Natcht, em Berlim, Melhor Obra no Festival dos Povos Originários, de Montreal, e Melhor Filme no 18º Seoul Eco Film Festival, na capital sul-coreana de Seul. A produção ainda foi agraciada pelo público na mostra Panorama no 71º Festival de Berlim. No Brasil, encerrou a 26º edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Dirigido pelo cineasta Luiz Bolognesi, o longa-metragem retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomamibusca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca viu, nem ouviu o seu povo. 

Enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os ocupantes retirados do território legalmente demarcado. A história de violação de suas terras é longa, mas, somente em 2020, mais de 10 mil garimpeiros ilegais invadiram o local. Em consequência, estão derrubando a floresta, envenenando os rios e espalhando Covid19 e outras doenças entre os indígenas.

A produção do longa-metragem foi realizada pela Gullane e Buriti Filmes, em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA).  Após a exibição exclusiva na plataforma Itaú Cultural Play, o filme estreia nos cinemas no dia 9 de setembro. Na semana seguinte, dia 16, o documentário fica novamente disponível para assistir na plataforma de streaming do Itaú Cultural, das 19h às 23h.

Foto: Divulgação

Sobre a live

Na live a ser realizada com Bolognesi na página de YouTube do Itaú Cultural, além de comentar a repercussão do filme em um momento que os povos originários lutam incansavelmente pelos seus direitos legais, ele fala sobre o trabalho que realizou ao lado de Davi Yanomami, a iniciativa da Itaú Cultural Play de levar o filme gratuitamente para todo o Brasil e a expectativa da estreia nas salas de cinemas.

A Itaú Cultural Play

Lançada em 19 de junho, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é a nova plataforma de streaming do Itaú Cultural. Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne mais de uma centena de títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O catálogo, ao qual são adicionados novos títulos quinzenalmente, abrange filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. Acessível para dispositivos móveis IOS e Android, a plataforma pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.

SERVIÇO:

Itaú Cultural Play

Pré-estreia nacional e exclusiva do filme A Última Floresta

De Luiz Bolognesi

Classificação indicativa: 10 anos

2 de setembro de 2021, das 19h às 23h

Em www.itauculturalplay.com.br e nos Apps IOS e Android

Live com Luiz Bolognesi

3 de setembro de 2021, às 18h
Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Classificação indicativa: Livre

No Youtube do Itaú Cultural: www.youtube.com/itaucultural

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista. Rihanna gostou...

Oprah recebe um Oscar por seu trabalho humanitário

A apresentadora, atriz e produtora Oprah Winfrey, que dominou...

Nasce Ivy Blue Carter filha de Beyoncé e Jay Z

A cantora Beyoncé e o rapper Jay-Z tiveram sua...

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

para lembrar

Condenado por atear fogo em índio Galdino no DF tem posse na Polícia Civil barrada

Aprovado em concurso, ele foi reprovado na 'sindicância de...

12ª Mostra Cultural Cooperifa

O sarau da Cooperifa, enfim, atinge sua maioridade poética...

BATEKOO lança curso on-line gratuito “Músicas Negras do Brasil”, parte do projeto Escola B

A plataforma BATEKOO está lançando, neste mês de maio,...

“Um dia seremos livres e voaremos com nossas próprias asas”

O romance “Eu, Tituba Bruxa Negra de Salem”, da...
spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=