Itaú Cultural Play realiza a pré-estreia nacional de A Última Floresta, filme do diretor Luiz Bolognesi roteirizado com Davi Kopenawa Yanomami

Um dos principais lançamentos do cinema brasileiro em 2021, o longa-metragem documental pode ser visto gratuitamente on-line na plataforma de streaming de cinema do Itaú Cultural. A exibição do filme, cujo roteiro foi escrito por Bolognesi e o líder indígena e xamã Davi Kopenawa Yanomami, acontece uma semana antes da estreia nos cinemas. No dia seguinte, o cineasta participa de live na página do Youtube da instituição.

FONTEPor Vinicius Magalhães, enviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

A exibição de A Última Floresta alcança todo o país gratuitamente, com a pré-estreia oficial no dia 2 de setembro (quinta-feira), das 19h às 23h, na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro. Dirigido pelo consagrado cineasta Luiz Bolognesi e roteirizado por ele e o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, o longa-metragem acompanha a luta de um grupo Yanomami contra os garimpeiros que ocupam o seu território legalmente demarcado. Ainda, às 18h do dia seguinte à pré-estreia, 3 de setembro, sexta-feira, Bolognesi faz uma live, na página de YouTube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural.

Acessível gratuitamente pelo site itauculturalplay.com.br e pelos Apps dos dispositivos móveis IOS e Android, o filme, produzido pela Gullane e Buriti Filmes, é disponibilizado on-line uma semana antes da estreia nos cinemas, em 9 de setembro. 

Um dos principais lançamentos do cinema nacional em 2021, A Última Floresta foi premiado em importantes festivais da Alemanha, Canadá e Coreia do Sul. Destaque para os prêmios – Melhor Documentário no Festival Zeichen der Natcht, em Berlim, Melhor Obra no Festival dos Povos Originários, de Montreal, e Melhor Filme no 18º Seoul Eco Film Festival, na capital sul-coreana de Seul. A produção ainda foi agraciada pelo público na mostra Panorama no 71º Festival de Berlim. No Brasil, encerrou a 26º edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Dirigido pelo cineasta Luiz Bolognesi, o longa-metragem retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomamibusca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca viu, nem ouviu o seu povo. 

Enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os ocupantes retirados do território legalmente demarcado. A história de violação de suas terras é longa, mas, somente em 2020, mais de 10 mil garimpeiros ilegais invadiram o local. Em consequência, estão derrubando a floresta, envenenando os rios e espalhando Covid19 e outras doenças entre os indígenas.

A produção do longa-metragem foi realizada pela Gullane e Buriti Filmes, em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA).  Após a exibição exclusiva na plataforma Itaú Cultural Play, o filme estreia nos cinemas no dia 9 de setembro. Na semana seguinte, dia 16, o documentário fica novamente disponível para assistir na plataforma de streaming do Itaú Cultural, das 19h às 23h.

Foto: Divulgação

Sobre a live

Na live a ser realizada com Bolognesi na página de YouTube do Itaú Cultural, além de comentar a repercussão do filme em um momento que os povos originários lutam incansavelmente pelos seus direitos legais, ele fala sobre o trabalho que realizou ao lado de Davi Yanomami, a iniciativa da Itaú Cultural Play de levar o filme gratuitamente para todo o Brasil e a expectativa da estreia nas salas de cinemas.

A Itaú Cultural Play

Lançada em 19 de junho, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é a nova plataforma de streaming do Itaú Cultural. Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne mais de uma centena de títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O catálogo, ao qual são adicionados novos títulos quinzenalmente, abrange filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. Acessível para dispositivos móveis IOS e Android, a plataforma pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.

SERVIÇO:

Itaú Cultural Play

Pré-estreia nacional e exclusiva do filme A Última Floresta

De Luiz Bolognesi

Classificação indicativa: 10 anos

2 de setembro de 2021, das 19h às 23h

Em www.itauculturalplay.com.br e nos Apps IOS e Android

Live com Luiz Bolognesi

3 de setembro de 2021, às 18h
Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Classificação indicativa: Livre

No Youtube do Itaú Cultural: www.youtube.com/itaucultural

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

-+=
Sair da versão mobile