quinta-feira, maio 19, 2022
InícioEducaçãoItaú Social abre inscrições de Ciclo de Leitura para apoiar 30 organizações...

Itaú Social abre inscrições de Ciclo de Leitura para apoiar 30 organizações sociais por meio de formações

O Itaú Social está com inscrições abertas para o Edital Ciclo de Leitura, iniciativa com o propósito de contribuir para a qualificação de Organizações da Sociedade Civil, bibliotecas comunitárias e coletivos que desenvolvam ações de leitura com crianças, adolescentes e jovens. Serão selecionadas 30 organizações, que participarão de encontros formativos até o mês de dezembro. As inscrições podem ser realizadas até às 18 horas do dia 29 de abril pelo site itausocial.org.br/editais.

“Sabemos que projetos desenvolvidos por organizações sociais e bibliotecas comunitárias, por vezes, são as únicas oportunidades de acesso à leitura entre crianças, adolescentes e jovens que vivem nas comunidades mais vulneráveis. A partir dessa realidade, é importante apoiar e qualificar essas iniciativas para que possam promover a leitura no território e contribuir para a formação de leitores no país”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

As organizações selecionadas irão participar de dez encontros formativos para aprimorar o trabalho desenvolvido. Dentre os temas das conversas estão: mediação de leitura, bibliodiversidade, políticas públicas de leitura.

As atividades contarão com momentos de trocas e diálogos entre as organizações e profissionais, aprofundamento temático com especialistas e atividades de reflexão entre os participantes. Todo o percurso acontecerá em formato on-line em plataforma a ser definida.

Cada organização também receberá um acervo de livros de acordo com a faixa etária do público atendido. Após a conclusão da formação, serão realizadas ações de monitoramento para avaliação.

Para se inscrever, as OSCs, bibliotecas comunitárias e coletivos precisam atuar com ações de leitura para crianças, adolescentes e jovens há pelo menos seis meses. As organizações localizadas em municípios das regiões Norte e Centro-Oeste terão prioridade na seleção. Não serão aceitas inscrições de projetos individuais e de instituições privadas com fins lucrativos. Acesse o regulamento para mais informações: itausocial.org.br/editais

Artigos Relacionados
-+=