“Já falei 10.639 vezes: Racismo é crime” – Protesto contra o racismo na UFSC

Estudantes protestam contra "atos de racismo" em campus da UFSC

Estudantes protestaram na manhã desta quarta-feira contra o que descreveram como atos de racismo praticados no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Coordenado por oito grupos sociais, o ato repudia a postagem de um aluno realizada em redes sociais. Na imagem, um homem negro, aparece de joelhos entregando um cacho de bananas a uma mulher, também negra.

O grupo tenta uma audiência com a reitoria da universidade. Em nota oficial, os manifestantes criticam “estudantes conservadores e racistas”. “Há relatos que no primeiro ano no qual a política de ações afirmativas foi implementada nessa universidade, ano de 2008, estudantes negros ao chegarem em suas classes, na sala de aula, encontravam bananas deixadas por outros estudantes, com o intuito de os associarem a macacos”, consta na nota assinada pelos oito grupos sociais.

 Protesto contra o racismo na UFSC

“Agora, mesmo passados 5 anos, e mesmo após a lei ser estabelecida e aprovada por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal, instância máxima da justiça brasileira, atitudes racistas como a citada acima ainda são presentes no meio acadêmico”, continua a nota.

Os manifestantes ainda citam Nelson Mandela no manifesto, com a frase “Ninguém nasce odiando”, atribuído ao ex-presidente sul-africano. “Exigimos que a Universidade Federal de Santa Catarina cancele a vaga do individuo (autor da polêmica postagem), bem como o expulse do ambiente acadêmico”.

Participam da manifestação integrantes do Conselho Estadual de População Afrodescendentes, da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, da União de Negros Pela Igualdade, do Movimento Negro Unificado, do Fórum Capoeira na Escola e do Grupo Negro 4P.

+ sobre o tema

Respeito

São Roque é celebrado em 16 de agosto, porque...

Promotoria denuncia 5 policiais por alterar cena da morte de Kathlen

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou cinco...

para lembrar

Fugindo da guerra, congoleses enfrentam violência, racismo e desemprego para recomeçar no Brasil

Se não tivessem desembarcado no Brasil cinco anos atrás, os irmãos...

Racismo humilha e mata

Joilson de Jesus era um menino franzino, aparentava bem...

A piada de bicha e de escravo

Negro artificialmente retinto como se fosse "black face", sorriso...

Em 2020, uma pessoa negra foi morta pela polícia a cada 4 horas, diz estudo

Polícias de seis estados brasileiros mataram, em média, seis...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=