Jamaica inicia processo que pode levar ao rompimento com a monarquia britânica

Enviado por / FonteO Globo

Expectativa do atual governo é que questão seja resolvida até 2025; no ano passado, outra ex-colônia britânica do Caribe, Barbados, abandonou a realeza e se tornou uma república

A ministra de Assuntos Constitucionais da Jamaica, Marlene Malahoo Forte, declarou ao parlamento do país nesta quinta-feira que o processo de reforma constitucional que pode levar ao rompimento da ilha caribenha com a monarquia britânica oficialmente já começou. Ao final desse processo, previsto para 2025, a Jamaica poderá se tornar uma república e deixar de ter Elizabeth II como rainha.

De acordo com Marlene Forte, o rompimento irá se dar em etapas e precisará contar com a maioria dos votos das duas casas do congresso jamaicano. Os jamaicanos também serão convocados a participarem de um referendo para decidir a questão.

Na fala para o parlamento jamaicano desta quinta-feira, a ministra delineou o calendário da reforma constitucional. Um comitê será montado nos próximos meses para analisar a constituição do país, datada de 1962. Segundo o jornal jamaicano The Gleaner, Marlene Forte pediu ao líder da oposição que indique dois nomes para compor o comitê:

— O objetivo é, em última análise, produzir uma nova Constituição da Jamaica, promulgada pelo Parlamento da Jamaica, para estabelecer a República da Jamaica como uma república parlamentar, substituindo a monarquia constitucional e afirmando nossa autodeterminação e herança cultural — disse a ministra.

No final de 2021, a ilha caribenha de Barbados rompeu com a monarquia britânica. Barbados justificou o rompimento dos laços com Elizabeth II como um sinal de confiança e uma forma de finalmente romper com os demônios de sua história colonial.

+ sobre o tema

Deputado Paulo Pimenta denuncia acordo de 13 pontos dos golpistas

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) acaba de publicar...

Apartheid sócio-político: O Grande Senhor da Casa Grande é “quase” preto.

Por Arísia Barros     Os cinco séculos do fértil território rodeado...

“Simplesmente deixamos acontecer”

Uma criança de dez anos desistiu de continuar na...

para lembrar

História do Reggae – Parte 2 – Rocksteady

por Leo Vidigal Rocksteady é o nome normalmente dado ao...

O histórico levante de mulheres jamaicanas contra a cultura do estupro

Mulheres Jamaicanas tomaram as ruas da capital Kingston em...

História do Reggae – Parte 3 – Reggae Roots

Considerado por muitos como a era de ouro da...

O histórico levante de mulheres jamaicanas contra a cultura do estupro

Mulheres Jamaicanas tomaram as ruas da capital Kingston em um protesto nunca antes visto na ilha. Capitaneado pelo coletivo Tambourine Army, o ato levantou...

Esta fotógrafa registrou o auge da cena dancehall jamaicana nos anos 1980

Entre o fim da década de 1970 e o início dos anos 1980, o reggae roots que fez o mundo conhecer a Jamaica deu...

O atletismo tem uma nova campeã olímpica: Elaine Thompson vence os 100 metros rasos

O Engenhão viu a primeira conquista olímpica de Elaine Thompson, jamaicana que estava voando nos mundiais e que acabou com a hegemônia de sua...
-+=