Jamie Foxx fala sobre racismo: ‘Como um negro, pra mim tudo é questão racial’

O ator Jamie Foxx não teve problemas em falar sobre sérias questões raciais na edição de dezembro de 2012 e janeiro de 2013 da revista Vibe, na qual aparece na capa ao lado de Leonardo DiCaprio e Kerry Washington, seus companheiros em Django Livre (2012), dirigido por Quentin Tarantino. A entrevista à publicação foi divulgada nesta sexta-feira (14) pelo site Radar Online, e lá ele falou que sua vida é construída sobre divisão racial.

“Sendo negro, digo que somos mais sensíveis. E eu sendo negro, pra mim é sempre uma questão racial. Venho a este lugar (a entrevista foi feita no evento de nomeação do Globo de Ouro) tirar fotos e eles têm bolachinhas com queijo, e eu penso: ‘Isso é uma porcaria. Vocês não sabiam que negros viriam? O que é essa porcaria de branco?’ Pela mesma razão, se tiver frango frito e melão eu direi: ‘Isso não é uma porcaria?’ Então, não importa o que faremos como pessoas negras, sempre será desse jeito”, disse.

Foxx, que interpreta um escravo no controverso longa de Tarantino, revelou que se sente forçado a comprometer a si próprio quando trabalha.

“Tudo na minha vida é construído em meio à questão racial. Não digo isso sempre porque simplesmente não posso. Mas no minuto em que saio de casa, tenho que colocar minha outra roupa e dizer: ‘Ei, Thomas, Julian e Greg’. E eu tenho que ser outra pessoa”, contou o vencedor do Oscar.

Nem Leo nem Kerry, que estavam próximos a ele, entenderam os nomes que Jamie usou como referência, mas a revista disse que eram nomes de pessoas brancas.

“Não, alguns desses são negros”, corrigiu Foxx. “Mas quando eu chego em casa, meus parceiros perguntam ‘Como foi seu dia?’. ‘Bem, tive que ser branco por oito horas hoje’, ou ‘Só tive que ser branco por quatro horas’. Tudo que nós (negros) fazemos é isso”, completou.

O ator acredita ainda que pessoas negras e brancas reagem de forma diferente quando assistem a algum filme.

“Negros assistem a filmes de forma diferente a dos brancos. Quando você assiste Bastardos Inglórios, um judeu tem uma resposta mais tranquila. (ele cochicha) ‘Não acredito que eles fizeram aquilo’. Mas quando um negro não gosta de algo, ele (e aí ele grita): ‘Ei, mano, porque a Olivia Pope caiu daquele jeito? Essa porcaria tá ferrada'”, falou o artista que completou 55 anos na última quinta-feira (13).

“Têm certas coisas que assistimos como negros e que, se não concordamos, nós não apenas desligamos a televisão como desligamos aquela pessoa (da nossa vida). Isso quando nós sentimos quando o personagem está comprometido com o establishment dos brancos”, opinou.

 

 

Fonte: Virgula

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=