Imitação de Wozniacki no Brasil vira tema de debate sobre racismo nos EUA

O jogo exibição da última sexta-feira, em São Paulo, entre Caroline Wozniacki e Maria Sharapova se transformou em debate sobre racismo nos Estados Unidos.

A crítica cai sobre a brincadeira que a dinamarquesa ex-número um do mundo fez ao imitar Serena Williams em um dos últimos pontos da partida contra Sharapova.

Wozniacki usou duas toalhas, uma por dentro do top e outra debaixo da saia, para simular um corpo que seria parecido com a da tenista americana. A dinamarquesa também gritou e comemorou o ponto, vencido por ela, como se fosse Serena.

O público riu, assobiou (“fiu, fiu”) e aplaudiu. Sharapova se divertiu também. A brincadeira fazia parte da festa no ginásio do Ibirapuera. Até o suíço Roger Federer, anfitrião da turnê dos tenistas, sorriu no momento. O jogo também teve danças e outras piadas.

As exibições que costumam não repercutir pela ausência de importância do jogo, no entanto, virou uma bola de neve de críticas nos Estados Unidos.

As acusações começaram em um blog feminista de nome Jezebel, passou para uma revista chamada “Ebony” e alcançou a elevada audiência do programa matinal “The View”, da ABC, esta semana.

Os questionamentos? “Serena é uma das melhores tenistas do mundo e sua importância é reduzida ao seu corpo?”, publicou o blog. “Não é engraçado e talvez seja um pouco racista”, definiu a autora, que destaca o fato de Sharapova e Wozniacki serem duas tenistas “brancas, loiras e magras”.

Para a revista “Ebony”, “não há graça em fazer piada com o corpo cheio de curvas de uma mulher negra”. Porém, o próprio texto lembra que a dinamarquesa já havia imitado a americana em dezembro de 2011. Sem consequências.

Um blog do “New York Times”, um dos jornais mais importantes e respeitados do mundo, tratou do assunto nesta quinta-feira. A repercussão aconteceu depois que um famoso programa da TV americana tratou do assunto.

No “The View”, Sherri Shepherd e Whoopi Goldberg criticaram a atitude de Wozniacki. “Serena foi reduzida a isso?”, perguntou a primeira. “Por que Serena? É pela cor dela?”, questionou a segunda.

O texto do “New York Times” lembra que as tenistas são amigas, e que Wozniacki visitou Serena quando a americana ficou afastada das quadras por um problema de saúde no ano passado.

As tenistas já haviam comentado sobre a amizade delas no Brasil, mesmo sem a polêmica ter vindo à tona no período em que estiveram em São Paulo.

serena racismo2Afinal, no tênis, principalmente nestes jogos que não valem pontos no ranking, nas exibições ou até mesmo em dias de treino antes de grandes eventos, é comum ver tenistas imitando manias, formas de jogar ou atitudes curiosas dos outros em quadra. E não é de hoje.

O número um do mundo, Novak Djokovic, também é líder mundial em imitações. Ele não perdoa Rafael Nadal, Maria Sharapova e, mais recentemente, em duelo contra Gustavo Kuerten, no Rio, jogou com peruca e trejeitos bem típicos do tenista brasileiro. Guga adorou a homenagem. Outros tenistas costumam curtir a brincadeira. Parece que parte dos americanos é que não gostaram da imitação de sua principal tenista da atualidade.

Matérias relacionadas:

‘Nega Maluca’ and the popularization of blackface in Brazil

Y’a bon banania’ e a influência contínua no estereótipo do negro

 

Fonte: Primeira Edição

+ sobre o tema

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

para lembrar

“Já fiquei com um Negro” é o argumento mais furado para se defender de acusações de racismo

A torcedora do Grêmio Patrícia Moreira, acusada de injúria...

O fantasma do racismo percorre novamente a Europa

  LUCÍA ABELLÁN, MIGUEL MORA   Judeus confessam que voltam a sentir medo;...

O racismo no Brasil é uma ficção, menos para quem o sente na pele

A torcedora que chama o goleiro de macaco não...

Saudades do Estado Laico

Por: Gunter Zibell - SP     ...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=