Janete repudia casos de racismo no Distrito Federal

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) protocolou nesta terça-feira (18), na Frente Parlamentar de Direitos Humanos da Câmara Federal, ofício de repúdio aos dois casos de racismo ocorridos no Distrito Federal na sexta-feira (14).

O primeiro caso ocorreu com a manicure Tássia dos Anjos, que foi discriminada pela australiana Louise Stephanes Garcia Gaunth, funcionária da Central Energética de Brasília (CEB). Segundo testemunhas, Louise teria dito que não queria ser atendida por uma manicure negra.

No segundo episódio, a cobradora de ônibus Claudinei Gomes, foi xingada de negra ordinária e preta safada enquanto trabalhava na Viação Pioneira. Ela foi ofendida por não querer revelar o nome do motorista durante uma pane no ônibus.

Para a deputada Janete Pietá, os dois casos chamam a atenção pois tratam-se de mulheres negras, maiores vítimas da discriminação racial. “Outra questão é que a população negra quer uma resposta para estes crimes que crescem cada vez mais”, disse.

A parlamentar propôs que a presidenta da Frente Parlamentar, deputada Erika Kokay (PT-DF), envie sugestões ao governo do Distrito Federal e ao Ministério Público do Distrito Federal, tais como dar apoio e suporte psicológico e advocatício às vítimas de racismo; exigir punição imediata das agressoras; Implementação da Lei 10.639/03 em toda a rede de ensino público e privada, para o estudo das relações raciais, África e cultura afrobrasileira; estudo e divulgação da Lei 7.716/89 que caracteriza e pune os crimes de racismo, entre outros itens.

Assessoria Parlamentar

Fonte: PT na Câmara

+ sobre o tema

para lembrar

11 conteúdos para crianças que estimulam a educação antirracista

Cons·ci·ên·ci·a, substantivo feminino: capacidade intelectual e emocional de considerar ou...

No filme ‘Tarja Branca’, um corajoso elogio do brincar

Ouça um bom conselho que vai de graça: hoje,...

10 fotografias que retratam a História do Brasil de uma maneira que você não está habituado

Cabeças decapitadas do temido bando de cangaceiros de Lampião,...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=