Januário Garcia

Januário Garcia se fez imprescindível ao apresentar imagens justas da gente negra no Brasil. Ele soube registrar através de suas lentes a força de vida de seu povo e tem ensinado a gerações que o racismo é cruel, mas nossa humanidade é mais forte. Suas fotografias documentam nossa História recente e nos impulsionam a mobilizar memórias e vestígios de outros tempos, dando-nos a dimensão dos nossos passos que vêm de longe.

Graças à generosidade de Januário Garcia e seu compromisso com as lutas negras pelo direito à História, a Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros teve a honra de contar com um conjunto de suas fotografias na exposição virtual “1970-1980: Nacionalização do Dia da Consciência Negra no Brasil”, construída em parceria com o Geledés e o Acervo Cultne no Google Arts & Culture.

Januário Garcia, aos 77 anos, era um homem, um fotógrafo, um pensador e um ativista cheio de vida e com muitos projetos a realizar. Nosso ressentimento e nosso lamento são profundos e irreparáveis. Perdemos um dos nossos maiores por força do descompromisso genocida do governo brasileiro no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Em respeito ao seu legado, seguiremos apoiadas e apoiados nos mesmos propósitos por meio dos quais Januário Garcia se fez digno de todas as homenagens ao assumir a condição de nosso virtuoso ancestral!

Afinal, como ele mesmo nos ensinou: “Existe uma história do povo negro sem o Brasil; mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro” – Januário Garcia (1943-2021)

+ sobre o tema

Negritude de luto: Abdias Nascimento no Olorun

O ativista ligado à causa negra, Abdias Nascimento, morreu...

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana. O...

Morre o professor Jorge Conceição, Militante histórico do Movimento Negro

Morre o professor Jorge Conceição, militante, histórico, do Movimento...

Reinaldo, o príncipe do pagode, morre aos 65 anos, em SP

O cantor Reinaldo, conhecido como o príncipe do pagode,...

para lembrar

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro suelai[email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Erradicar a fome

O título desta coluna deveria ser “e não vai estragar a chapa da casa de ninguém”, mas não caberia. As chapas são na verdade...
-+=