Jesse Jackson diz que Brasil terá presidente negro e sugere Gil

 

O reverendo americano Jesse Jackson, renomado ativista dos direitos civis, 72, disse, em debate no festival Back2Black, na noite do último sábado (16), que o Brasil terá um presidente negro “em breve” e sugeriu que o cantor Gilberto Gil, com quem dividia o palco, se candidatasse ao cargo.

“Vai haver um presidente afro no Brasil em breve, ainda no nosso tempo de vida, porque o país tem uma consciência negra, da maioria da população, que só precisa ser mobilizada por um candidato”, afirmou Jackson, durante a conferência “A Democratização e o Desenvolvimento da África”, que foi mediada pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa e contou com a participação de Gilberto Gil.

“Você não sabe a chance que tem até colocar seu nome na disputa. Vejam a campanha do Lula, ninguém achava que um líder sindical poderia ser eleito presidente. Um candidato afro-brasileiro pode inspirar pessoas que talvez nem estivessem votando”, disse o reverendo, virando-se para Gil e sugerindo que ele se lançasse candidato.

“Se não for eu, será algum outro”, respondeu o cantor, sem se prolongar no tema. Depois, falando à Folha, Gil disse não fazer ideia se poderia ser candidato.

“Não cogito, mas não sei nada do dia de amanhã. Se o destino brasileiro indicar que, por alguma razão, deverei ser candidato à Presidência da República, num dia desses…”, disse, antes de ponderar que já estaria “velho para isso”. “Estou com 71 anos, não tenho ambição política no sentido clássico, mas ninguém sabe.”

Fonte: Correio Nagô

+ sobre o tema

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos...

para lembrar

A vida de uma babá no clube mais seleto do Rio de Janeiro

Normas do exclusivo Country Clube proíbem as empregadas de...

PSB deve se aliar a PT e indicar Erundina como vice de Haddad

O vereador Eliseu Gabriel, presidente municipal do PSB,...

Santo deus das bananas olhai por eles! por Cidinha da Silva

  Olhai pelos tolos seguidores dos idiotas, senhor deus das...

Coligação de Dilma repudia uso político da religiosidade

Manifesto afirma que a 'exploração cínica' da religiosidade viola...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida por colegas ministros no Palácio do Planalto nesta sexta (6). Ela confirmou que foi vítima...
-+=