Manifestações livres sobre qualquer assunto Ano IV – número 186 – Por Leno F. Silva

Na semana passada vi uma pequena aranha tranquila, tecendo suas teias na parede lateral do banheiro do meu habitat. Meu primeiro impulso foi matá-la, mas pensei, por que fazê-lo se ela não é venenosa e veio me visitar? Nos dias seguintes estabeleci certa empatia pelo animal que parecia estar flutuando no ar, sem se mexer, sem nada manifestar, sem me causar qualquer incômodo.

Eis que no feriado de 15 de novembro o pintor deu duas demãos de tinta do teto e depois que ele saiu constatei o desaparecimento da minha visitante. Confesso que fiquei um pouco triste, mas me convenci que a qualquer momento isso iria ocorrer. Para a minha surpresa, no final daquele mesmo dia ela reapareceu, no mesmo lugar. Fiquei aliviado, pois havia deduzido que o Celso, zeloso que é por limpeza, tinha matado a aranha.

Nada disso, com o intuito de proteção, ao perceber uma movimentação diferente no recinto, ela fugiu não sei para onde e só retornou quando a situação estava segura. Ao revê-la pendurada nos fios quase invisíveis, me tranquilizei. Entretanto, o retorno durou pouco. Dois dias depois ela decidiu sumir de vez, sem deixar qualquer sinal.

Vai ver que o seu período de experiência por aqui venceu e ela foi procurar outras paredes. Em uma das noites lembrei-me de um pequeno trecho do Rock das Aranhas, a famosa canção eternizada pelo nosso querido “Maluco Beleza” Raulzito, para sempre Seixas.

Nesta segunda-feira quase meia noite, esse legítimo exemplar de arachnida me fez atentar para um sentimento de que todos os seres vivos têm significado nessa existência. Se assim é com os animais, imagine a importância que cada um de nós, seres humanos, tem. E como disse um dia Caetano Veloso, “gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”. Gente é para se respeitar, se valorizar, e para viver dignamente, respeitando as diferenças e valorizando as diversidades, sem racismos nem preconceitos. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Icu e o menino que furtava livros – Por Cidinha da Silva

A menina que roubava livros, a mãe de Liesel...

Governador do Texas diz que Obama leva a América em direção ao socialismo

Na manchete do Drudge Report, ontem, "Governador do Texas...

‘Não existem dois Brasis’; leia íntegra comentada do discurso de Lula após a vitória

No primeiro discurso após ser eleito presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

para lembrar

Dizer que o consumidor sozinho vai mudar o mundo é uma besteira – Por: Leonardo Sakamoto

Quando veiculo uma denúncia de trabalho escravo envolvendo...

Gás no Maranhão vai gerar desenvolvimento social?

Por: Sakamoto "É meia Bolívia. É metade do que o...

“Pessoas pensam que racismo não é sobre elas”, diz Thiago Amparo, da FGV

Os desafios da diversidade nas empresas foi tema de...

O que foram as manifestações de junho e o que é insustentável afirmar sobre elas

A grande questão que se coloca hoje na ressaca...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=