Joaquim Barbosa: Relator começa hoje voto sobre Banco Rural

Após a sentença sobre João Paulo Cunha e Henrique Pizzolato, Joaquim Barbosa inicia a segunda parte do seu voto

Por: Maria Carolina Lopes

O relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, inicia nesta quinta-feira (30) a segunda parte do seu voto. O ministro irá se manifestar sobre o item V da denúncia do MPF (Ministério Público Federal), que trata sobre a gestão fraudulenta envolvendo o Banco Rural e as empresas do publicitário Marcos Valério.

O presidente do STF, ministro Ayres Britto, será o primeiro a falar. Ele é último a dar seu voto em relação ao item III da denúncia, que trata das ligações entre as empresas de Marcos Valério e a Câmara dos Deputados. A partir daí, Barbosa inicia o voto.

O relator lembrou em sessão no STF que o item III foi a parte mais complexa da denúncia. Por isso, seu voto deve ser mais rápido que as duas sessões usadas por Barbosa anteriormente. Após a leitura do relatório, será a vez do revisor Ricardo Lewandowski se manifestar.

Denúncia
De acordo com a denúncia, o Banco Rural renovou sucessivas vezes empréstimos à empresa SMP&B, de Marcos Valério, contribuindo para o esquema. A instituição também teria deixado de avisar ao Banco Central sobre os saques do valerioduto e gerado resultados falsos sobre as operações feitas pelo publicitário.

O MPF também acusa os diretores do banco de terem realizado 19 empréstimos com as empresas de Valério. Isso representaria dívidas totalizando R$ 183 milhões.

Nesta parte da denúncia, quatro dirigentes do Banco Rural são réus do mensalão, José Roberto Salgado, Ayanna Tenório, Vinícius Samarane e Kátia Rabello. Valério e seus sócios, Ramón Hollerbach e Cristiano Paz, também são citados.

 

 

Fonte: R7 

+ sobre o tema

TSE prorroga prazo para pedido de 2ª via de título eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Janio ataca golpismo da Câmara e da mídia

Em duro artigo publicado neste domingo (16), o jornalista...

Demóstenes, sem mandato, responderá a processos criminais na Justiça comum

  A cassação do mandato de Demóstenes Torres,...

para lembrar

Mauro Santayana: O trabalho e os pobres que fazem a História

Mauro Santayana Até recentemente os historiadores desdenhavam os pobres....

Horizonte e os negros

Fonte: Blog do Laruiberto - Um intercâmbio cultural sobre...

Mandela, direitos humanos e a luta contra o racismo

A maior homenagem que o Senado pode prestar...

Escolas unidocentes e turmas multisseriadas em escolas urbanas

ELAS SÃO UMA DAS MAIORES INOVAÇÕES NO ENSINO NO...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=