sábado, agosto 13, 2022

Joel Rufino dos Santos

Biografia
Joel Rufino dos Santos (Rio de Janeiro) é um historiador, professor e escritor brasileiro. É um dos nomes de referência sobre cultura africana no país, escritor desde criança embora seu primeiro livro publicado seja de 1963. Nascido no bairro de Cascadura, cresceu apreciando a leitura de histórias em quadrinhos. É carioca, filho de pernambucanos. Graduo-se em História e leciona, atualmente, nas faculdades de Letras e de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 1964 e 1965, perseguido como tantos jovens intelectuais pela ditadura militar, esteve exilado na Bolívia, Chile e Argentina. Regressando, viveu em São Paulo por dez anos.

Tem escrito romances, histórias para crianças e jovens, ensaios históricos e livros didáticos. Acabou, por exemplo, de publicar por esta editora uma coleção de História do Brasil e Geral, de 5ª a 8ª séries.

Dedica-se a coisas simples: família, livros, futebol, escola de samba… Aprecia cinema e televisão moderadamente. Na literatura, seus preferidos são García Márquez, Borges, Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, Raul Pompéia, Lima Barreto. Na música, Nelson Cavaquinho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lupicínio Rodrigues. No futebol, torce sempre pelo melhor (embora seja Botafogo). Joel Rufino dos Santos nasceu em 1941 sob o signo de Câncer.

Como escritor tem extensa obra publicada: livros infantis, didáticos, paradidáticos e outros. Trabalhou como colaborador nas minisséries Abolição, de Walter Avancini, transmitida pela TV Globo (22 a 25 de novembro de 1988) e República (de 14 a 17 de novembro de 1989). Além disso, já ganhou diversas vezes o Prêmio Jabuti de literatura, que é o mais importante no país.

Artigo anteriorAfrica Y La Crisis Mundial
Próximo artigoChico Tabibuia
Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench