John Galliano foi considerado culpado mas não vai para a prisão

John Galliano, de 50 anos, foi despedido do posto de diretor criativo do grupo Dior na consequência de dois escândalos – um deles filmado e divulgado pelo jornal britânico The Sun -, em que fez comentários racistas e ofensivos. O estilista, que não compareceu esta quinta-feira à audiência no Tribunal Correcional de Paris temendo ser perseguido pelos média, diz que não se lembra das situações.

Acusado de proferir “insultos públicos com base na origem, a afiliação religiosa, raça ou etnia”, poderia ter sido condenado a uma de pena de até seis meses de prisão e a pagar uma multa de 22.500 euros, mas foi apenas condenado a uma multa suspensa de 4000 euros pelo incidente ocorrido a 24 de fevereiro e a outra de 2000 euros, com suspensão condicional, pelo segundo incidente.

Na audiência de 22 de junho, no mesmo tribunal, Galliano pediu desculpa pelo seu comportamento e atribuiu a causa à sobrecarga de trabalho e ao seu “triplo vício” em álcool, soporíferos e anti-depressivos. O seu advogado garante que está a receber tratamento para as suas dependências.

Um dos processos foi aberto por uma mulher que afirmou ter sido insultada por Galliano a 8 de outubro de 2010 no bar parisiense La Perle. O estilista tê-la-ia chamado de “fucking ugly jewish bitch” (“porca judia”). O outro diz respeito a um episódio que ocorreu no mesmo bar, a 24 de fevereiro, em que ofendeu pessoas sentadas numa mesa próxima da sua depois de afirmar amar Hitler.

Na defesa, o estilista negou que estas fossem as suas reais “convicções” e deu, como exemplo, a sua roupa: “Podem ver que abraço cada raça, credo e sexualidade. Eu esforço-me para transmitir diversidade nas minhas criações.” A procuradora, Anne de Fontette, pediu uma multa mínima de 10 mil euros mas admitiu que Galliano “não é um teórico do racismo antijudaico”, mas reflete o “racismo e o anti-semitismo quotidiano, o dos estacionamentos e dos supermercados, lamentável e espantoso”, escreve a AP.

Segundo escreve Christian Fraser, correspondente da BBC em Paris, o maior castigo foram os danos causados à sua carreira e reputação, fazendo com que os juízes considerem que este homem “precisa de ajuda e não de castigo.” Galliano pagou um euro simbólico a cada uma das suas vítimas e a cinco grupos anti-racismo, bem como os custos legais do processo.

Fonte: RTP

+ sobre o tema

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=