JONGO: MEMÓRIA VIVA DOS ANTEPASSADOS NEGROS DO BRASIL

Conhecido também como caxambu e corimá, o jongo é uma dança de origem africana e dançada ao som de tambores. Integrante da cultura afro-brasileira, o ritmo foi trazido ao Brasil por negros bantos, sequestrados para serem vendidos como escravos nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, região compreendida hoje por boa parte do território da República de Angola. A dança teve forte influência na formação do samba carioca e também na cultura popular do Brasil como um todo. Para o desenvolvimento da dança os pés são sempre descalços e as roupas são as comuns do cotidiano. Assim, um casal de cada vez vai ao centro da roda girando em sentido contrário ao do relógio, se aproximando de quando em quando e fazendo a menção de uma umbigada.

Por:  Kauê Vieira  Do: Afreaka 

JongoSerrinha2

Com o fim da escravidão, os negros não receberam nada além da carta de alforria e com isso se viram obrigados a migrar para a maior cidade e então capital do Brasil, o Rio de Janeiro. Naquele tempo (meados do século 18), a capital fluminense já sofria um processo de “modernização”, que expulsou a população pobre do centro para o alto dos morros, formando assim as favelas, que ganhariam corpo ao longo dos séculos seguintes.

JongoSerrinha3

Mesmo com essa mudança radical, as famílias de negros continuavam praticando o jongo em locais como os morros de São Carlos, Salgueiro, Mangueira e, especialmente na Serrinha, este último, um dos únicos locais capazes de preservar a cultura afro-brasileira tradicional. Não é à toa, que é na capital carioca, onde hoje se encontra um dos principais grupos de praticantes do ritmo, o Jongo da Serrinha.

JongoSerrinha8

O grupo cultural foi criado pelo Mestre Darcy Monteiro e sua família, que convidaram as antigas jongueiras Vovó Teresa, Djanira, Tia Maria da Grota e Tia Eulália para formar o conjunto artístico Jongo da Serrinha. Eles também quebraram um tabu importante que não permitia a participação de crianças no jongo. Ao longo dos anos, a iniciativa cresceu, ganhou corpo e se tornou uma espécie de resistência da cultura negra e de seus antepassados no Rio de Janeiro.

JongoSerrinha9

O Jongo da Serrinha nasce com o intuito de pesquisar, criar produtos culturais (livros, espetáculos, filmes etc) e divulgar o jongo mundo afora. Criado no fim da década de 1960, é até hoje referência da cultura carioca tradicional. Um de seus discos mais marcantes é o trabalho homônimo, lançado em 2002. O álbum, que faz história se consagrando como o primeiro álbum de jongo lançado no Brasil, foi gravado ao vivo no quintal de Tia Maria do jongo, em Serrinha, em Madureira, bairro carioca.

JongoSerrinha10

Ao todo o disco possui 13 faixas, que exaltam o jongo e mostram ao público, por meio das músicas, como era a vida dos escravos, quais eram seus sentimentos diante de situações como o fim do período de escravidão e a resistência do quilombo de Zumbi dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.

JongoSerrinha11

Para saber mais, visite também a página oficial do Jongo da Serrinha: http://jongodaserrinha.org/

 

Leia também

Jongo 

Clementina de Jesus

 

+ sobre o tema

Telas e telas de reflexão

A fartura atual, nos Estados Unidos, de produções audiovisuais...

Primeiro Prémio Eduardo Costley-White para moçambicano Lucílio Manjate

Rabhia, a obra preferida do júri presidido por Mia...

Revista Pode Crê! Memória institucional

Revista Pode Crê! Memória institucional Esta revista foi pensada inicialmente...

As cores da minha alma: Nina Simone

“Eu podia cantar para ajudar meu povo e isso...

para lembrar

A última geração de africanos escarificados

Por IdeaFixa Na Costa do Marfim, mais precisamente...

A Culinária Afro-brasileira

A cozinha dos negros se formou no Nordeste...

Prefeitura do Rio regulariza atividade das cozinheiras da Feira das Yabás

As cozinheiras da Feira das Yabás, em Madureira, Zona...

Keeping African Roots Alive in Brazil

A Nigerian diviner dances and sings next to a...
spot_imgspot_img

Laura Santos, importante liderança quilombola, fez sua passagem para o Orun

Geledés Instituto da Mulher Negra recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento da mestra jongueira, educadora e defensora dos quilombos, Laura Maria dos...

Câmara do Rio institui 24 de junho como Dia do Jongo

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 5.146, que institui o dia 24 de junho como o Dia Municipal...

Afrolaje comemora 11 anos com Feira Afro Literária, Roda de Jongo e Capoeira 

São 11 anos dedicados á pesquisa e difusão da cultura afro-brasileira. E para marcar a data, o Grupo Afrolaje realiza sua tradicional Roda de...
-+=